A conscientização como pressuposto à humanização nos processos de formação docente em EJAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v1i1.215

Palavras-chave:

Consciência, Formação humana, Libertação

Resumo

RESUMO

 

O presente texto contempla uma reflexão acerca da educação de jovens, adultos e idosos, tomando como foco a formação docente e as experiências vividas no âmbito escolar como pressuposto para formação humana. O objetivo é dialogar sobre a conscientização, enquanto categoria freiriana, indispensável a formação humana, entendendo que os processos de formação docente não acontecem apenas no âmbito das instituições formadoras, mas nas relações que se estabelecem entre os sujeitos do processo educativo (docente e discente), enquanto vivenciam suas experiências. Foi realizada uma abordagem teórica, tomando como base a pesquisa qualitativa. Esta reflexão se faz a partir dos aportes teóricos de Nóvoa (1995); Brandão (2003), Freire (1997, 2001, 2005) em seu vasto estudo, dentre outros e demais autores de relevante contribuição, bem como documentos legais como indicativos de informações pertinentes. O processo de formação contínua acontece como uma necessidade do ser comprometido com a sua própria vida, comprometido com o mundo do qual faz parte. É uma incessante busca do vir a ser, comprometido com o fazer ético, refletindo a sua própria prática como sistematização do conhecimento e intervenção da sua própria realidade.

 

Palavras-chave: Consciência. Formação humana. Libertação.

 

 

ABSTRACT

 

This text contemplates a reflection on the education of young people, adults and the elderly, focusing on teacher training and the experiences lived at school as a precondition for human training. The objective is to dialogue about awareness, as a Freirian category, which is essential to human formation, understanding that the processes of teacher education do not happen only within the scope of educational institutions, but in the relationships that are established between the subjects of the educational process (teacher and student) , while experiencing their experiences. A theoretical approach was carried out, based on qualitative research. This reflection is based on the theoretical contributions of Nóvoa (1995); Brandão (2003), Freire (1997, 2001, 2005) in their vast study, among others and other authors of relevant contribution, as well as legal documents as indicative of pertinent information. The process of continuous formation happens as a need to be committed to your own life, committed to the world of which you are a part. It is an unceasing pursuit of becoming, committed to ethical doing, reflecting its own practice as a systematization of knowledge and intervention of its own reality.

 

Keywords: Consciousness. Human formation. Release.

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Biografia do Autor

Sara Ingrid Borba, Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo de Alagoas (FEPEC/AL)

Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo de Alagoas (FEPEC/AL).

Mestra em Educação Popular e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2020-08-17

Como Citar

Borba, S. I. (2020). A conscientização como pressuposto à humanização nos processos de formação docente em EJAI. Revista Interseção, 1(1), 39–48. https://doi.org/10.48178/intersecao.v1i1.215

Edição

Seção

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Educação e Envelhecimento