Geografizando a diversidade cultural: o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.418Resumo
RESUMO: Este artigo tem por objetivo problematizar experiências didático-pedagógicas aprendidas colaborativamente no âmbito da Geografia em turma da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no município Pariconha/AL, no ano de 2017. Neste relato de experiência, analisaremos do espaço escolar às suas múltiplas dimensões de uso e ocupação geográficos pela comunidade escolar oportunizados pelo componente curricular Estágio Supervisionado Docência na EJA e Normal da Unidade Temática de Aprendizagem Metodologias da Linguagem e História do curso Pedagogia Licenciatura, do Centro Universitário UNINTER. Para o desenvolvimento da análise foram realizadas discussões envolvendo a compreensão do espaço escolar a partir de Pimenta e Lima (2004), Veiga (2001), dentre outros, e a educação geográfica a partir de Moreira (2008), Santos (2012) dentre outros, confluindo pela experiência do estágio supervisionado em Geografia a busca pelo ser mais a partir de Freire (2010).
Palavras-chave: Ensino-aprendizado. Geografia. Ser mais.
ABSTRACT: This article aims to problematize didactic-pedagogical experiences learned collaboratively within the scope of Geography in a class of Educação de Jovens, Adultos e Idosos in the municipality of Pariconha/AL, in the year 2017. In this experience report, we will analyze the school space to its multiple dimensions of geographic use and occupation by the school community made possible by the curricular component Estágio Supervisionado Docência na EJA e Normal of the Unidade Temática de Aprendizagem Metodologias da Linguagem e História of the Pedagogia Licenciatura course, of the University Center UNINTER. For the development of the analysis, discussions were carried out involving the understanding of the school space from Pimenta e Lima (2004), Veiga (2001), among others, and geographic education from Moreira (2008), Santos (2012) among others, converging on the experience of the supervised internship in Geography with the search for being more from Freire (2010).
Keywords: Teaching-learning. Geography. Be more.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ricardo Santos de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.