Um olhar crítico sobre os desafios de ensinar e aprender no mundo tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.603

Resumo

RESUMO

O presente texto volta-se à atuação dos docentes e o uso das mídias. Tem como objetivo evidenciar os desafios de formar sujeitos competentes para o mundo das tecnologias, frente aos desafios dos professores e da escola. Neste sentido, nos fundamentamos em autores como Hernández (1998), Machado (2000), Almeida (2009), Prado (2001) e Moran (1997). Com o viés de pesquisa participante, pautado nos pressupostos da pesquisa qualitativa. Tornando clara a importância de discutir o uso das metodologias ativas em consonância com projetos pedagógicos na escola.

Palavras chave: Metodologias ativas. Formação Docente. Tecnologias.

 

ABSTRACT

This text focuses on the performance of  teachers and the use of media. It aims to highlight the challenges of training competent subjects for the world of technologies, in the face of the challenges of teachers and the school. In this sense, we based ourselves on authors such as Hernández (1998), Machado (2000), Almeida (2009),  Prado (2001) and Moran (1997).  With the bias of participant research, based on the assumptions of qualitative research. Making clear the importance of discussing the use of active methodologies in line with pedagogical projects in the school.

Keywords: Active methodologies. Teacher Training. Technologies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Ingrid Borba, Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo de Alagoas (FEPEC/AL)

Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo de Alagoas (FEPEC/AL).

Mestra em Educação Popular Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba.

Thuânia Florêncio de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Artes Visuais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Busco constantemente oportunidades para expandir meu conhecimento e aplicar minhas habilidades em contextos educacionais diversos, promovendo a criatividade e o reconhecimento das diversas formas de expressão artística.

 

Downloads

Publicado

2024-11-02

Como Citar

Borba, S. I., & Carvalho, T. F. de. (2024). Um olhar crítico sobre os desafios de ensinar e aprender no mundo tecnológico. Revista Interseção, 6(1), 342–357. https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.603

Edição

Seção

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada