Relato de observação e regência no Ensino Fundamental I: trabalhando com a Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.421

Resumo

RESUMO

 

A observação e a regência no ensino fundamental aqui apresentadas tem como objetivo descrever a experiência de duas graduandas durante as atividades propostas pelo componente curricular Estágio na Educação Infantil do curso de pedagogia da UFRN/CERES, na cidade de Caicó no Rio Grande do Norte. As características que posteriormente serão descritas correspondem a um ambiente escolar propício para ensino de crianças pequenas entre 0 a 3 anos de idade. A participação neste ambiente foi necessária pela ocorrência do estágio obrigatório na educação infantil que se situou na sala do nível II (creche), durante o turno da tarde, na Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora do Rosário localizada na Rua Manoel Gonçalves de Melo, n° 279, Bairro Barra Nova, no município de Caicó - RN, no intervalo dos dias 23 de maio a 17 de junho de 2022. O estágio aconteceu em um prédio destinado para sediar a escola aqui descrita abrangendo um total de 138 crianças, estando outras 100 na lista de espera. A experiência do estágio completa, tem como requisito acadêmico no exercício da docência, proporcionando analisar e refletir acerca de futuras ações como professora da educação infantil.

 

Palavras-chave:  Educação Infantil. Estágio. Experiência. Futuras ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Lopes de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia Licenciatura na UFRN, CERES, Campus Caicó. Bolsista de Pesquisa: Práticas Pedagógicas Decoloniais. Estudiosa e pesquisadora da educação popular, direitos humanos e descolonialidade. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação em Paulo Freire (GEPEPF). Associada e líder da Brasil Soka Gakai Internacional (BSGI). Musicista. Graduanda em busca de soluções/possibilidades para uma educação que proporcione o bem humano, "a felicidade do aluno" (Daisaku Ikeda), a liberdade e dignidade de vida! Para alcançar meu objetivo busco estudar os movimentos sociais e a educação popular com foco na descolonização da fundamentação teórica (que incluem a luta pela implementação dos direitos humanos, feminista, a luta LGBTQIA+, a luta dos pretos e muitas outras que buscam a valorização do sujeito e seu lugar no mundo) e como estes se relacionam direta e indiretamente com uma educação mais inclusiva, equitativa quanto aos direitos humanos.

Shirlei Alexandre da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Aparecida Vieira de Melo, UFRN

Doutora em Educação pela UFPB (2020). Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Especialista em: Psicopedagogia (2012); Gestão Pedagógica (2013); Educação em direitos humanos (2014), Educação do campo (2015), História e cultura dos povos indígenas (2015), Tecnologias e artes (2019). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Unidade de Lotação: Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN), Pesquisadora do Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI/UFRN) e Pesquisadora do Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (LENTE/UFRN). Interesses em: Direitos Humanos, Gestão e Políticas Educacionais, Educação do campo, Educação popular, Movimentos sociais, Processos educativos, Interdisciplinaridade, Formação de professores, Livros didáticos, EJA, Transdisciplinaridade, Estágio supervisionado, EaD, Pedagogia Social.

Downloads

Publicado

2023-03-27

Como Citar

Medeiros, D. L. de, Silva, S. A. da, & Vieira de Melo, M. A. (2023). Relato de observação e regência no Ensino Fundamental I: trabalhando com a Educação Infantil. Revista Interseção, 4(1), 136–150. https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.421

Edição

Seção

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada