Reflexões sobre formação para a docência na Educação de Jovens Adultos e Idosos
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.396Resumo
RESUMO: A EJAI é uma modalidade que se configura a partir de processos de lutas por direitos. Consequentemente, a formação de professores/educadores para a modalidade também constitui espaço de afirmação. Assim sendo, há um aumento gradativo em relação ao enfoque na formação do/da docente para/na Educação de Jovens Adultos e Idosos, visto que por muito tempo ela tem sido invisibilizada. Por isso, este trabalho tem o objetivo analisar os processos de formação de professores/as para a atuação na modalidade EJAI. Para isso, utilizou-se uma revisão bibliográfica baseada em autores como Arroyo ( 2014), Romão (2010), Libâneo (2012), entre outros. Os resultados esperados apresentam a necessidade de uma pauta reconhecendo a importância da modalidade como representação do tecido social.
Palavras-chave: Formação inicial. Formação continuada. Cursos de licenciaturas.
ABSTRACT: EJAI is a modality that is configured from processes of struggle for rights. Consequently, the training of teachers/educators for the modality also constitutes a space for affirmation. Consequently, there is a gradual increase in the focus on teacher training for/in the Education of Young Adults and Elderly, since it has been invisible for a long time. Therefore, this work aims to reflect on the training processes for the modality. For this, we used a literature review based on authors such as Arroyo ( 2014), Romão (2010), Libâneo (2012), among others. It is expected that this work outlines that the training of educators to work in the modality is a necessary agenda due to the importance that the Education of Youth, Adults and Elderly represents in the constitution of the social fabric.
Keywords: Initial formation. Continuing training. Teacher educacion course.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edja Souza Barbosa, Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.