Reflexões sobre formação para a docência na Educação de Jovens Adultos e Idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.396

Resumo

RESUMO: A EJAI é uma modalidade que se configura a partir de processos de lutas por direitos. Consequentemente, a formação de professores/educadores para a modalidade também constitui espaço de afirmação. Assim sendo, há um aumento gradativo em relação ao enfoque na formação do/da docente para/na Educação de Jovens Adultos e Idosos, visto que por muito tempo ela tem sido invisibilizada. Por isso, este trabalho tem o objetivo analisar os processos de formação de professores/as para a atuação na modalidade EJAI. Para isso, utilizou-se uma revisão bibliográfica baseada em autores como Arroyo ( 2014), Romão (2010), Libâneo (2012), entre outros. Os resultados esperados apresentam a necessidade de uma pauta reconhecendo a importância da modalidade como representação do tecido social.
Palavras-chave: Formação inicial. Formação continuada. Cursos de licenciaturas.

ABSTRACT: EJAI is a modality that is configured from processes of struggle for rights. Consequently, the training of teachers/educators for the modality also constitutes a space for affirmation. Consequently, there is a gradual increase in the focus on teacher training for/in the Education of Young Adults and Elderly, since it has been invisible for a long time. Therefore, this work aims to reflect on the training processes for the modality. For this, we used a literature review based on authors such as Arroyo ( 2014), Romão (2010), Libâneo (2012), among others. It is expected that this work outlines that the training of educators to work in the modality is a necessary agenda due to the importance that the Education of Youth, Adults and Elderly represents in the constitution of the social fabric.
Keywords: Initial formation. Continuing training. Teacher educacion course.

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Biografia do Autor

Edja Souza Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP - UFAL). Especialista em Educação de Jovens Adultos pela FAVENI (2020), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (2019). Monitora voluntária do Projeto de Extensão Terceira Idade na Universidade (UNEAL). Foi pesquisadora do PIBIC no Projeto Análise das expectativas, contribuições, desafios e possibilidades dos idosos no Projeto Terceira Idade na Universidade: uma pesquisa social e identitária. É servidora efetiva no município de Teotônio Vilela como professora do 1º ao 5º ano.

Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ensino das Ciências e Matemática (UFRPE, 2018). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Pedagoga (UFPE, 1995). Atua no Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) da UFAL/ Campus Arapiraca. É vice-coordenadora do PPGEFOP (período 2021-2022). Atua como professora colaboradora no curso de Especialização em Ensino das Ciências e Matemática do IFAL/Campus Arapiraca. Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas no Campus de Arapiraca (2011) e vice-coordenadora (gestão 2019-2021). Leciona a disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem nas Licenciaturas diversas. No curso de Pedagogia leciona as disciplinas Saberes e Metodologias do Ensino de Arte e Arte Educação 1 e 2, e Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1 e 2 e o componente curricular ACE (Curricularização da Extensão). Coordenou o Subprojeto PIBID do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca/UFAL - Edital 2018/2019; Edital 2014 e Edital 2012. Integra o Comitê Assessor de Extensão do Campus Arapiraca. Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: Multimodalidade, Ensino de Ciências, Produção e Leitura de Imagens para o Ensino, Formação de Professores, e Ensino de Arte.

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

Barbosa, E. S., & Albuquerque, T. C. C. de. (2022). Reflexões sobre formação para a docência na Educação de Jovens Adultos e Idosos. Revista Interseção, 3(1), 29–41. https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.396

Edição

Seção

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Educação e Envelhecimento