O Idoso na Educação de Jovens e Adultos no campo
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.281Resumo
RESUMO
O estudo em questão traz uma abordagem teórica sobre a Educação de Jovens e Adultos no contexto do campesinato, ressaltando a presença do idoso, apesar de não serem contemplados nas políticas públicas do Estado de Alagoas. Tem-se como objetivo evidenciar as políticas públicas da educação do campo, problematizando neste contexto, a pessoa idosa. Devido ao contexto pandêmico a pesquisa efetivou-se numa revisão bibliográfica, resultando em reflexões teóricas sobre a importância da prática pedagógica em que o sujeito do processo ensino e aprendizagem (Jovens, adultos e idosos; homens e mulheres) sejam considerados em suas especificidades, problematizando-as num movimento de ação-reflexão-ação do fazer docente na busca por garantias de direitos.
Palavras-chave: Problematização. Políticas educacionais. Direitos.
ABSTRACT
The study in question brings a theoretical approach to the Education of Youth and Adults in the context of the peasantry, emphasizing the presence of the elderly, despite not being included in public policies in the State of Alagoas. The aim is to highlight public policies for rural education, problematizing the elderly in this context. Due to the pandemic context, the research was carried out in a literature review, resulting in theoretical reflections on the importance of pedagogical practice in which the subject of the teaching and learning process (Youth, adults and elderly; men and women) are considered in their specificities, problematizing -them in a movement of action-reflection-action of doing teaching in the search for guarantees of rights.
Keywords: Problematization. Educational policies. Rights.
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