Para início de conversa

Autori

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.443

Abstract

Revista Interseção, Palmeira dos Índios/AL, v. 4., n. 1, mar. 2023, p. 1-4.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Sara Jane Cerqueira Bezerra, Universidade Estadual de Alagoas

Mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1999) e em Educação do Campo (2011) pela UFAL e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1993). É concursada da Secretaria Municipal de Educação de Maceió- SEMED, onde desenvolve atividade de assessoria técnica pedagógica no Conselho Estadual de Educação de Alagoas através de Convênio entre a SEE e a SEMED. Foi professora das disciplinas do Programa Especial de Graduação de Professores - PGP da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, bem como atuou como professora substituta em cursos de licenciatura no Campus III da UNEAL em P. dos Índios. Atuou no curso de Especialização em Educação do Campo da UFAL lecionando a disciplina Bases Legais e Políticas de Educação do Campo. Coordenou o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO na UNEAL Campus I - Arapiraca (2011 a 2015) em convênio com o MEC/SECADI. Foi Conselheira na Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Alagoas desde o final de 2012 até novembro de 2016. Atualmente é Professora Assistente da Uneal, atuando no Campus III. Atuou como Pró-reitora de Desenvolvimento Humano da Uneal entre setembro de 2015 a outubro de 2016. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Campesinos - NUPEEJAIC no Campus III da Uneal, onde implantou o Projeto de Extensão Terceira Idade na Universidade em 2018 e já estando na 3ª Edição em 2020. Também coordena a Pós-graduação em Educação do Campo e Sustentabilidade no Campus III em parceria com a AAGRA. Foi pesquisadora do PIBIC no Projeto Análise das expectativas, contribuições, desafios e possibilidades dos idosos no Projeto Terceira Idade na Universidade: uma pesquisa social e identitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e EJAI, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, práticas educacionais, inclusão e diversidade na educação, educação de jovens e adultos, legislação e políticas públicas educacionais. Atua como Conselheira do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Palmeira dos Índios. É Editora Chefe da Revista Digital Interseção: identidades e gerações.

Gleica Maria Correia Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Doutora em Produção Vegetal (CECA-UFAL). Mestra em Agricultura e Ambiente (UFAL), com ênfase em Ecologia Botânica. Bióloga, Licenciada em Ciências Biológicas (UFAL). Administradora, Bacharel em Administração (UNEAL). Atuou no Grupo de Estudos Etnobotânicos e Ecológicos, da Universidade Federal de Alagoas, desenvolvendo trabalhos de Etnobiologia, e no Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas do Baixo São Francisco, desenvolvendo pesquisas voltadas para o Manejo Sustentável da Caatinga. Desempenhou atividades como Professora Capacitadora no Projeto Desenvolvimento Econômico Solidário dos Territórios da Cidadania de Alagoas (PROEXT/UNEAL), Professora/Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), e Professora Pesquisadora do Curso Escola da Terra - Aperfeiçoamento Presencial (Universidade Federal de Alagoas - UFAL). Atuou no Laboratório de Recursos Genéticos da UFAL(LARGE), desenvolvendo pesquisas sobre Genômica Vegetal. E atuou como Professora Substituta do curso de EBTT de Meio Ambiente do IFAL-Campus Penedo. Atualmente é Professora Efetiva de Ciências Biológicas da Rede Municipal de Palmeira dos Índios, Professora da Rede Estadual de Alagoas e Professora do PROESP-UNEAL.

Jhonatan David Santos das Neves, Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca

Doutor Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Possui graduação em Serviço Social, Pegagogia e em Ciências Biológicas (Biólogo). Foi Assistente de Pesquisa em Projetos Financiados por Instituições de Fomento à Pesquisa. Realizou estudos relacionadas aos seguintes temas: Meio Ambiente, Etnoconservação dos Recursos Biológicos, Plantas Medicinais e Análise Sensorial de Fitoterápicos, Controle Alternativo e Indução de Resistência. Foi professor do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (CLIND/UNEAL), e professor-colaborador do curso de Ciências Biológicas (UNEAL, Campus I), Professor e Coordenador Geral do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO/UNEAL (2011-2017). Professor-formador do Programa Escola da Terra (CEDU/UFAL). Gestor de programas e convênios e no planejamento de políticas públicas voltadas para a educação, saúde e economia social. Atuou como Coordenador dos cursos da área de saúde (Biomedicina / Enfermagem / Nutrição / Serviço Social) e professor de Metodologia Científica / Educação em Saúde / Gestão em Saúde / Bioética na UNIRB - Faculdade Regional do Brasil. Atuou como Governança e Transparência da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Desenvolve trabalho na área de Gerontologia do Projeto Terceira Idade na Universidade da UNEAL. Assistente Social da Prefeitura Municipal de Arapiraca. Coordenador do Núcleo de Apoio Psicossocial da UNEAL. Tem pós-graduações nas áreas: Assistência Social e Saúde Pública; Saúde do Idoso e Gerontologia; Educação de Jovens e Adultos. Tem realizado consultorias nas áreas de: Governança Pública, Gestão de Programas, Projetos e Pesquisas.

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022). Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN) desde 2021. É também associado ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire).

Pubblicato

2023-03-27

Come citare

Bezerra, S. J. C., Martins, G. M. C., Neves, J. D. S. das, & Almeida, R. S. de. (2023). Para início de conversa. Revista Interseção, 4(1), 1–4. https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.443