A Educação de Jovens e Adultos: reafirmando sua função social para além das reparações sociais

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DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.511

Resumo

RESUMO: Este estudo consubstanciado a partir de revisão integrative está voltado ao contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) seu processo histórico, a importância e a necessidade das atenções a essa modalidade. A história educacional brasileira se funde com essa modalidade. Desde a catequização feita pelos jesuítas até os dias atuais faz-se necessárias atenção sobre os jovens e adultos que ainda não foram alfabetizados e não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade certa. Por isso, o objetivo dessa pesquisa é chamar a atenção sobre a importância dessa modalidade de ensino, bem como, a necessidade de investimentos na formação de professores e estudantes, para qualificação, o mundo do trabalho, e qualidade das atividades desenvolvidas no entremeio dos componentes curriculares. Também pretende-se trazer para o estudo o processo histórico e a lei que a ampara. Levando em consideração os desafios e dificuldades enfrentadas pelas discentes, reafirmamosa importância de formação para os professores nessa empreitada. Portanto, foi necessário embasamento bibliográfico e documental em fontes diversas que trataram sobre o assunto e observações de uma realidade próxima. O corpo desse estudo demonstrará a evolução do processo histórico da EJA, bem como as dificuldades encontradas por estudantes e profissionais que nela vivenciam.

Palavras-chave: EJA; Luta por direitos; Perspectivas Pedagógicas.

 

ABSTRACT: This study, based on an integrative review, is focused on the context of Educação de Jovens e Adultos (EJA), its historical process, the importance and need for attention to this modality. Brazilian educational history merges with this modality. From the catechization carried out by the Jesuits to the present day, attention is needed on young people and adults who have not yet been literate and have not had the opportunity to attend school at the right age. Therefore, the objective of this research is to draw attention to the importance of this teaching modality, as well as the need for investments in the training of teachers and students, for qualification, the world of work, and the quality of the activities developed in between the components curricula. It is also intended to bring to the study the historical process and the law that supports it. Taking into account the challenges and difficulties faced by the students, we reaffirm the importance of teacher training in this endeavor. Therefore, it was necessary bibliographical and documentary basis in different sources that dealt with the subject and observations of a close reality. The body of this study will demonstrate the evolution of the historical process of EJA, as well as the difficulties encountered by students and professionals who experience it.

Keywords: EJA; Fight for rights; Pedagogical Perspectives.

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Biografia do Autor

José Paulo Almeida Cerqueira, Universidad Interamericana

Mestrando em Ciencias de la Educación na Universidad Interamericana. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2008). Especialização em Geografia e meio ambiente pela Universidade Cândido Mendes (2013).

 

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022). Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN) desde 2021. É também associado ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire).

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Cerqueira, J. P. A., & Almeida, R. S. de. (2023). A Educação de Jovens e Adultos: reafirmando sua função social para além das reparações sociais. Revista Interseção, 5(1), 110–120. https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.511

Edição

Seção

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Educação e Envelhecimento