Ensino colaborativo e docência compartilhada na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.523

Resumo

RESUMO: O ensino colaborativo é um modelo de ensino em que professores de educação especial trabalham em conjunto com professores regulares. O objetivo é colaborar entre esses profissionais por meio de responsabilidades compartilhadas (planejamento, instrução e avaliação) ao mesmo tempo em que atende um corpo discente heterogêneo que inclui alunos da educação especial (PAEE). O objetivo deste trabalho de pesquisa é analisar a experiência prática de educação cooperativa com estudantes com autismo em nas escolas do Município de Araci/Bahia. Os sujeitos a serem estudados são professores que atendem alunos com autismo suporte 1. Esses alunos tendem a ter dificuldades de interação social, funções executivas, audição e processamento sensorial, mas, como não apresentam déficits cognitivos, muitas vezes permanecem invisíveis nos ambientes escolares e são prejudicados por não receberem cuidados adequados e adaptados às suas necessidades específicas. Após uma revisão sistemática e aprofundada da literatura, os métodos de coleta de dados utilizados foram selecionados para encontrar alinhamento entre o conceito de educação colaborativa, a prática em sala de aula, o conceito de autismo e intervenções pedagógicas adequadas. A abordagem de pesquisa adotada é qualitativa, um processo de reflexão e análise da realidade baseado em conversas com especialistas por meio de relatórios de entrevistas semiestruturadas. As nossas conclusões mostram que, apesar do desejo de inclusão dos profissionais e das tentativas de contribuir para a colaboração, ainda há falta de recursos humanos, apoio técnico, horários regulares de trabalho e formação aprofundada de professores. Espera-se que este estudo reflita os serviços de apoio disponíveis nas escolas. Professores colaboradores e profissionais de educação especial são reconhecidos como fonte de apoio educacional para uma existência autêntica.

Palavras-chave: Professor; Estudante; Inclusão; Autismo.

 

ABSTRACT: Collaborative teaching is a teaching model in which special education teachers work together with regular teachers. The goal is to collaborate among these professionals through shared responsibilities (planning, instruction, and assessment) while serving a heterogeneous student body that includes special education students (PAEE). The objective of this research work is to analyze the practical experience of cooperative education with students with autism in schools in the Municipality of Araci/Bahia. The subjects to be studied are teachers who serve students with autism support 1. These students tend to have difficulties with social interaction, executive functions, hearing and sensory processing, but, as they do not present cognitive deficits, they often remain invisible in school environments and are harmed by not receiving adequate care adapted to their specific needs. After a systematic and in-depth review of the literature, the data collection methods used were selected to find alignment between the concept of collaborative education, classroom practice, the concept of autism and appropriate pedagogical interventions. The research approach adopted is qualitative, a process of reflection and analysis of reality based on conversations with experts through semi-structured interview reports. Our findings show that, despite professionals' desire for inclusion and attempts to contribute to collaboration, there is still a lack of human resources, technical support, regular working hours and in-depth teacher training. This study is expected to reflect the support services available in schools. Collaborating teachers and special education professionals are recognized as a source of educational support for an authentic existence.resources, technical support, common working time and a deeper study by teachers. It is hoped that this study will serve as a reflection on the support services present in schools. That collaborative teaching and the special education professional be recognized as pedagogical support resources so that there is truly inclusion.

Keywords: Teacher; Student; Inclusion; Autism.

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Biografia do Autor

Milene Matos de Santana, Universidad Interamericana

Mestranda em Educação na Universidad Interamericana.

Ricardo Santos de Almeida, Universidad Interamericana/Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022). Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Master of Science in Emergent Technologies in Education pela MUST UNIVERSITY reconhecido pela UNICID (2023); e Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN) desde 2021, e Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES-UFAL) desde 2022. É associado a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH), e ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire), onde atua como Conselheiro Fiscal. Representante Suplente da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), desde 2023. E-mail: ricardosantosal@gmail.com.

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Santana, M. M. de, & Almeida, R. S. de. (2023). Ensino colaborativo e docência compartilhada na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Revista Interseção, 5(1), 54–79. https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.523

Edição

Seção

Educação e Direitos Humanos