Comunicação do campo: um olhar freireano para o desenvolvimento territorial serrano de Palmeira dos Índios/AL

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DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.391

Resumo

RESUMO

Este artigo visa analisar as implicações da comunicação do campo na perspectiva do desenvolvimento territorial, a partir do relato de experiência profissional na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AR/AL), sendo beneficiárias às famílias produtoras de banana, da região serrana do município de Palmeira dos Índios, Alagoas do Programa Agronordeste. Como aporte teórico, ancoramos as discussões em Freire (1983), Gramsci (1981), Marx (1980), que trazem categorias de análise, essenciais para elucidar fenomenos sociais, expostos na singularidade dado este recorte da realidade. Neste tocante, pretende-se a partir dessa pesquisa, apresentar uma proposta pedagógica aos profissionais envolvidos na assistência técnica e/ou extensão rural, que evidencie a importância da comunicação campo como vetor de transformação social e desenvolvimento territorial. A Metodologia utilizada foi  do tipo pesquisa-ação, de natureza qualitativa, através das técnicas e Instrumentos: observação participante e depoimentos das famílias, por meio de entrevistas. Verificou-se avanços significativos a partir das ações individuais e coletivas da assistência técnica na comunidade.

Palavras-chave: Assistência Técnica e Gerencial; Comunicação do campo; Desenvolvimento Territorial.

 

 

ABSTRACT

This article aims to analyze the implications of campo communication from the perspective of territorial development, based on the report of professional experience in Technical and Managerial Assistance (ATeG) of the National Rural Learning Service (SENAR/AR/AL), being beneficiaries, families banana producers, from the mountainous region of the municipality of Palmeira dos Índios, Alagoas of the Agronordeste Program. For that, as a theoretical contribution, works of the thinkers were cited: Freire, 1983; Gramsci, 1981; Marx, 1980, which bring categories of analysis, essential to elucidate social phenomena, exposed in the singularity given this cut of reality. In this regard, from this research, it is intended to present a pedagogical proposal to professionals involved in technical assistance and/or rural extension, which highlights the importance of rural communication as a vector of social transformation and territorial development. The methodology used was action research as a qualitative methodological form, through techniques and instruments: participant observation and testimonials from families. In which, significant advances were verified from the individual and collective actions of technical assistance in the community. As for the organization of this work, the first topic will present Freire's perspectives on rural extension (communication) anchored in Gramsci and Marx. In the second topic, the above-mentioned professional experience report is presented and, finally, the final considerations with the intervention proposal.

Keywords: Technical and Management Assistance; campo Communication; Territorial Development.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia de Lima Gouvêa, UNEAL

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Especialista em Educação e Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022) Conceito CAPES 5. Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN) desde 2021. É também associado ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire). E-mail: ricardosantosal@gmail.com.

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

Gouvêa, R. de C. de L., & Almeida, R. S. de. (2022). Comunicação do campo: um olhar freireano para o desenvolvimento territorial serrano de Palmeira dos Índios/AL. Revista Interseção, 3(1), 42–48. https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.391

Edição

Seção

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada