Experiências de docentes em turmas multisseriadas/multianos: desafios e estratégias metodológicas utilizadas em escolas rurais de Palmeira dos Índios/AL
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.269Resumo
RESUMO
As classes com ensino multisseriado/multiano ainda estão presentes nas práticas pedagógicas nas escolas no campo. Esta forma de organização consiste em alunos de diversos anos e idades diferentes tendo aula com um único docente, que tem o papel de planejar e aplicar em sua prática, conteúdos diferentes de ensino num único espaço físico. As classes multisseriadas/multianos, embora sejam a forma predominante de oferta escolar no campo brasileiro, sempre foram tratadas de forma precarizada na infraestrutura e com pouca existência de formação específica para os seus docentes. O presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências dos docentes de turmas multisseriadas/multianos através das estratégias metodológicas utilizadas em suas práticas educativas. Como metodologia de pesquisa utilizou-se a revisão integrativa, uma vez que é o método mais amplo frente aos estudos de revisão bibliográfica. Também foi feita a aplicação de um questionário estruturado com questões semiabertas, com quatro docentes de escolas rurais de Palmeira dos Índios no período de 18 a 30 de novembro de 2019. A realidade vista nos cenários educacionais brasileiros, através da leitura feita ao longo da pesquisa, quanto às turmas multianos, evidenciou que este formato de organização sempre é ofertado nas localizações do espaço rural. Como fundamentação teórica temos os autores Arroyo (2010), Hage (2010), Santos (2017), Freire (2001), Costa (2010), Hage (2006), Rosa (2008) e Silva (2011), entre outros, além da legislação nacional e estadual sobre a oferta de turmas multisseriadas em escolas do campo. Concluiu-se com esta pesquisa que é necessário priorizar o uso de estratégias metodológicas diversificadas em turmas multisseriadas/multianos, como uma das ações mais importantes do processo educativo e na obtenção de resultados esperados. Também devem ser feitas intervenções urgentes nestas salas como o investimento de mais recursos, implantação de metodologia interdisciplinar utilizando temas geradores, realização de formações continuadas, acompanhamento pedagógico para a equipe docente e reorganização dos espaços físicos das salas de aulas.
Palavras-chaves: Turmas Multianos; Metodologias; Educação do Campo.
ABSTRACT
Classes with multi-grade / multi-level teaching are still present in pedagogical practices in schools in the countryside. This form of organization consists of students of different years and different ages having classes with a single teacher, who has the role of planning and applying different teaching content in their practice in a single physical space. The multi-grade / multi-class classes, although they are the predominant form of school supply in the Brazilian field, have always been treated in a precarious way in the infrastructure and with little specific training for their teachers. The present work aims to analyze the experiences of the teachers of multi-grade / multi-class classes through the methodological strategies used in their educational practices. As a research methodology, integrative review was used, since it is the broadest method compared to literature review studies. A semi-structured questionnaire with semi-open questions was also applied, with four teachers from rural schools in Palmeira dos Índios from November 18 to 30, 2019. The reality seen in the Brazilian educational scenarios, through reading over the course of the research, regarding multiannual classes, it was evident that this format of organization is always offered in rural areas. As theoretical basis we have the authors Arroyo (2010), Hage (2010), Santos (2017), Freire (2001), Costa (2010), Hage (2006), Rosa (2008) and Silva (2011) among others besides the legislation national and state level on the provision of multi-grade classes in rural schools. It was concluded with this research that it is necessary to prioritize the use of diversified methodological strategies in multi-grade / multi-class classes, as one of the most important actions of the educational process and in obtaining expected results. Urgent interventions should also be made in these rooms, such as investing more resources, implementing an interdisciplinary methodology using generative themes, implementing continuous training and pedagogical support to the teaching team and reorganizing the physical spaces of the classrooms.
Keywords: Multian Classes; Methodologies; Rural Education.
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