O papel do professor na inclusão de estudantes com autismo

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DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.522

Resumo

RESUMO: O interesse fundamental deste estudo é considerar o papel dos professores na inclusão de alunos com autismo, levando em consideração a relação professor-aluno que é essencial para a concretização do processo de inclusão. O objetivo deste artigo é analisar a importância dos professores envolverem os alunos com autismo no processo de construção e desenvolvimento do conhecimento e desmistificar os mitos associados ao autismo. Foi realizado um estudo bibliográfico levando em consideração as contribuições de autores como Órru (2003), Mello (2004), Galdino (2011), Melo, Lira e Facion (2008) e Lopez (2011). Portanto, este artigo aborda a seguinte questão: Qual o papel dos professores quando se trata da inclusão de alunos autistas nas escolas? Com base nesta questão, este artigo aborda as seguintes questões: O objetivo deste estudo é analisar o papel dos professores na integração dos estudantes nas redes educativas regulares. De modo geral, os resultados sugerem que os professores precisam ser capacitados para a inclusão escolar. Nesse caso, isso significa implementar métodos de ensino diferenciados voltados ao atendimento de alunos com autismo. Esta informação também enfatizou a importância de construir boas relações entre professores e alunos com autismo para garantir a retenção da aprendizagem. Portanto, a relação e o papel dos professores e dos alunos com deficiência, especialmente o autismo, podem ser fundamentais para uma inclusão bem-sucedida nas escolas.

Palavras-chave: Professor; Estudante; Inclusão; Autismo.

 

ABSTRACT: The fundamental interest of this study is to consider the role of teachers in the inclusion of students with autism, taking into account the teacher-student relationship, which is essential for the implementation of the inclusion process. The objective of this article is to analyze the importance of teachers involving students with autism in the process of building and developing knowledge and demystifying the myths associated with autism. A bibliographic study was carried out taking into account the contributions of authors such as Órru (2003), Mello (2004), Galdino (2011), Melo, Lira and Facion (2008) and Lopez (2011). Therefore, this article addresses the following question: What is the role of teachers when it comes to the inclusion of autistic students in schools? Based on this question, this article addresses the following questions: The objective of this study is to analyze the role of teachers in the integration of students into regular educational networks. In general, the results suggest that teachers need to be trained for school inclusion. In this case, this means implementing differentiated teaching methods aimed at serving students with autism. This information also emphasized the importance of building good relationships between teachers and students with autism to ensure learning retention. Therefore, the relationship and role of teachers and students with disabilities, especially autism, can be fundamental to successful inclusion in schools.

Keywords: Teacher; Student; Inclusion; Autism.

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Biografia do Autor

Milene Matos de Santana, Universidad Interamericana

Mestranda em Educação pela Universidad Interamericana.

Ricardo Santos de Almeida, Universidad Interamericana/Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022). Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Master of Science in Emergent Technologies in Education pela MUST UNIVERSITY reconhecido pela UNICID (2023); e Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN) desde 2021, e Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES-UFAL) desde 2022. É associado a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH), e ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire), onde atua como Conselheiro Fiscal. Representante Suplente da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), desde 2023. E-mail: ricardosantosal@gmail.com.

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Santana, M. M. de, & Almeida, R. S. de. (2023). O papel do professor na inclusão de estudantes com autismo. Revista Interseção, 5(1), 101–109. https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.522

Edição

Seção

Educação e Direitos Humanos