O papel do professor na inclusão de estudantes com autismo
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.522Resumo
RESUMO: O interesse fundamental deste estudo é considerar o papel dos professores na inclusão de alunos com autismo, levando em consideração a relação professor-aluno que é essencial para a concretização do processo de inclusão. O objetivo deste artigo é analisar a importância dos professores envolverem os alunos com autismo no processo de construção e desenvolvimento do conhecimento e desmistificar os mitos associados ao autismo. Foi realizado um estudo bibliográfico levando em consideração as contribuições de autores como Órru (2003), Mello (2004), Galdino (2011), Melo, Lira e Facion (2008) e Lopez (2011). Portanto, este artigo aborda a seguinte questão: Qual o papel dos professores quando se trata da inclusão de alunos autistas nas escolas? Com base nesta questão, este artigo aborda as seguintes questões: O objetivo deste estudo é analisar o papel dos professores na integração dos estudantes nas redes educativas regulares. De modo geral, os resultados sugerem que os professores precisam ser capacitados para a inclusão escolar. Nesse caso, isso significa implementar métodos de ensino diferenciados voltados ao atendimento de alunos com autismo. Esta informação também enfatizou a importância de construir boas relações entre professores e alunos com autismo para garantir a retenção da aprendizagem. Portanto, a relação e o papel dos professores e dos alunos com deficiência, especialmente o autismo, podem ser fundamentais para uma inclusão bem-sucedida nas escolas.
Palavras-chave: Professor; Estudante; Inclusão; Autismo.
ABSTRACT: The fundamental interest of this study is to consider the role of teachers in the inclusion of students with autism, taking into account the teacher-student relationship, which is essential for the implementation of the inclusion process. The objective of this article is to analyze the importance of teachers involving students with autism in the process of building and developing knowledge and demystifying the myths associated with autism. A bibliographic study was carried out taking into account the contributions of authors such as Órru (2003), Mello (2004), Galdino (2011), Melo, Lira and Facion (2008) and Lopez (2011). Therefore, this article addresses the following question: What is the role of teachers when it comes to the inclusion of autistic students in schools? Based on this question, this article addresses the following questions: The objective of this study is to analyze the role of teachers in the integration of students into regular educational networks. In general, the results suggest that teachers need to be trained for school inclusion. In this case, this means implementing differentiated teaching methods aimed at serving students with autism. This information also emphasized the importance of building good relationships between teachers and students with autism to ensure learning retention. Therefore, the relationship and role of teachers and students with disabilities, especially autism, can be fundamental to successful inclusion in schools.
Keywords: Teacher; Student; Inclusion; Autism.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Milene Matos de Santana, Ricardo Santos de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.