Geografizando a diversidade cultural: o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.418

Abstract

RESUMO: Este artigo tem por objetivo problematizar experiências didático-pedagógicas aprendidas colaborativamente no âmbito da Geografia em turma da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no município Pariconha/AL, no ano de 2017. Neste relato de experiência, analisaremos do espaço escolar às suas múltiplas dimensões de uso e ocupação geográficos pela comunidade escolar oportunizados pelo componente curricular Estágio Supervisionado Docência na EJA e Normal da Unidade Temática de Aprendizagem  Metodologias da Linguagem e História do curso Pedagogia Licenciatura, do Centro Universitário UNINTER. Para o desenvolvimento da análise foram realizadas discussões envolvendo a compreensão do espaço escolar a partir de Pimenta e Lima (2004), Veiga (2001), dentre outros, e a educação geográfica a partir de Moreira (2008), Santos (2012) dentre outros, confluindo pela experiência do estágio supervisionado em Geografia a busca pelo ser mais a partir de Freire (2010).

 

Palavras-chave: Ensino-aprendizado. Geografia. Ser mais.

 

ABSTRACT: This article aims to problematize didactic-pedagogical experiences learned collaboratively within the scope of Geography in a class of Educação de Jovens, Adultos e Idosos in the municipality of Pariconha/AL, in the year 2017. In this experience report, we will analyze the school space to its multiple dimensions of geographic use and occupation by the school community made possible by the curricular component Estágio Supervisionado Docência na EJA e Normal of the Unidade Temática de Aprendizagem  Metodologias da Linguagem e História of the Pedagogia Licenciatura course, of the University Center UNINTER. For the development of the analysis, discussions were carried out involving the understanding of the school space from Pimenta e Lima (2004), Veiga (2001), among others, and geographic education from Moreira (2008), Santos (2012) among others, converging on the experience of the supervised internship in Geography with the search for being more from Freire (2010).

Keywords: Teaching-learning. Geography. Be more.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ricardo Santos de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022). Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GPEPEPF/UFRN) desde 2021. É também associado ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire).

Published

2023-03-27

How to Cite

Almeida, R. S. de. (2023). Geografizando a diversidade cultural: o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Revista Interseção, 4(1), 61–77. https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.418

Issue

Section

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Educação e Envelhecimento