O contexto da mulher negra na estrutura estudantil da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.512Resumo
RESUMO: Este estudo de cunho qualitativo, utilizou-se das pesquisas documental e bibliográfica referente ao contexto educacional da mulher negra, seu processo histórico, a importância e a necessidade de um olhar para esse grupo social, no sentido de afirmar suas lutas por uma educação com qualidade e estratégias possíveis para reafirmar suas condições de luta e resistência. O percurso histórico das mulheres no processo educacional mostra toda indiferença que houve para com as mesmas, os percalços e as batalhas travadas em busca de concretização de direitos uma oportunidade de alcançar conquistas que até então não foi possível. Sendo assim, objetivamo-nos por mostrar a importância da educação para esse gênero, em especial as mulheres negras, pensando na inserção das mesmas, tendo a oportunidade de uma formação profissional e humana. Também, evidenciam-se os avanços e os retrocessos no decorrer da história. O avanço da humanidade e dos meios de produção tem exigido cada vez mais qualificação dos trabalhadores, para o acesso ao mercado de trabalho e a determinados serviços. Logo, este estudo defende o protagonismo das mulheres negras da Educação de Jovens e Adultos trilhando por possibilidades possíveis de valorização.
Palavras-chave: EJA; Luta por direitos; Perspectivas Pedagógicas.
ABSTRACT: This qualitative study used documentary and bibliographical research regarding the educational context of black women, their historical process, the importance and need for a look at this social group, in the sense of affirming their struggles for a quality education. and possible strategies to reaffirm their conditions of struggle and resistance. The historical path of women in the educational process shows all the indifference that there was towards them, the mishaps and battles fought in search of the realization of rights an opportunity to achieve achievements that until then was not possible. Therefore, we aim to show the importance of education for this gender, especially black women, thinking about their insertion, having the opportunity for professional and human training. Also, advances and setbacks in the course of history are evident. The advancement of humanity and the means of production has increasingly demanded qualification of workers, for access to the labor market and to certain services. Therefore, this study defends the protagonism of black women in Educação de Jovens e Adultos, walking through possible possibilities of appreciation.
Keywords: EJA; Fight for rights; Pedagogical Perspectives.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Paulo Almeida Cerqueira, Ricardo Santos de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.