O contexto da mulher negra na estrutura estudantil da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.512

Resumo

RESUMO: Este estudo de cunho qualitativo, utilizou-se das pesquisas documental e bibliográfica referente ao contexto educacional da mulher negra, seu processo histórico, a importância e a necessidade de um olhar para esse grupo social, no sentido de afirmar suas lutas por uma educação com qualidade e estratégias possíveis para reafirmar suas condições de luta e resistência. O percurso histórico das mulheres no processo educacional mostra toda indiferença que houve para com as mesmas, os percalços e as batalhas travadas em busca de concretização de direitos uma oportunidade de alcançar conquistas que até então não foi possível. Sendo assim, objetivamo-nos por mostrar a importância da educação para esse gênero, em especial as mulheres negras, pensando na inserção das mesmas, tendo a oportunidade de uma formação profissional e humana. Também, evidenciam-se os avanços e os retrocessos no decorrer da história. O avanço da humanidade e dos meios de produção tem exigido cada vez mais qualificação dos trabalhadores, para o acesso ao mercado de trabalho e a determinados serviços. Logo, este estudo defende o protagonismo das mulheres negras da Educação de Jovens e Adultos trilhando por possibilidades possíveis de valorização.

Palavras-chave: EJA; Luta por direitos; Perspectivas Pedagógicas.

 

ABSTRACT: This qualitative study used documentary and bibliographical research regarding the educational context of black women, their historical process, the importance and need for a look at this social group, in the sense of affirming their struggles for a quality education. and possible strategies to reaffirm their conditions of struggle and resistance. The historical path of women in the educational process shows all the indifference that there was towards them, the mishaps and battles fought in search of the realization of rights an opportunity to achieve achievements that until then was not possible. Therefore, we aim to show the importance of education for this gender, especially black women, thinking about their insertion, having the opportunity for professional and human training. Also, advances and setbacks in the course of history are evident. The advancement of humanity and the means of production has increasingly demanded qualification of workers, for access to the labor market and to certain services. Therefore, this study defends the protagonism of black women in Educação de Jovens e Adultos, walking through possible possibilities of appreciation.

Keywords: EJA; Fight for rights; Pedagogical Perspectives.

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Biografia do Autor

José Paulo Almeida Cerqueira, Universidad Interamericana

Mestrando em Ciencias de la Educación na Universidad Interamericana. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2008). Especialização em  Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes (2013).

Ricardo Santos de Almeida, Universidad Interamericana/Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022). Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Master of Science in Emergent Technologies in Education pela MUST UNIVERSITY reconhecido pela UNICID (2023); e Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN) desde 2021, e Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES-UFAL) desde 2022. É associado a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH), e ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire), onde atua como Conselheiro Fiscal. Representante Suplente da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), desde 2023. E-mail: ricardosantosal@gmail.com.

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

Cerqueira, J. P. A., & Almeida, R. S. de. (2023). O contexto da mulher negra na estrutura estudantil da Educação de Jovens e Adultos. Revista Interseção, 5(1), 158–167. https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.512

Edição

Seção

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Educação e Envelhecimento