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DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.605

Resumo

Revista Interseção, Palmeira dos Índios/AL, v. 6., n. 1, nov. 2024, p. 1-5.

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Biografias Autor

Ricardo Santos de Almeida, Universidad Interamericana/Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado: Educación pela UI (2022) reconhecido pela UNIVALI (2022). Doutorando em Geografia na UFSM. Mestrado: Master of Science in Emergent Technologies in Education pela MUST UNIVERSITY reconhecido pela UNICID (2023); e Geografia pela UFS (2016). Especializações: Cartografia e Sensoriamento Remoto pela FAMEESP (2022); Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática pelo IFRN (2020), Geografia Humana e Econômica pela UNINTER (2019), Administração Pública pela UCAM (2016); Geografia e Meio Ambiente pela UCAM (2014); Educação do Campo pela UCAM (2013); Formação para a Docência do Ensino Superior (2011). Graduações: Pedagogia pela UNINTER (2018), Geografia Licenciatura pela UFAL (2014), Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela FAA (2009). Desenvolve pesquisas relacionadas às temáticas: agronegócio, território e territorialidades, processos de ensino-aprendizagem em Geografia, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, e Educação do/no campo. Docente da rede pública de Porto Calvo/AL. Pesquisador do: Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO/UFAL) desde 2009; Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional (GEPAR/UFAL); Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia (GCEG/UFAL) desde 2016; Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Campesinos (NUPEEJAIC/UNEAL) desde 2020; do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (UFSM) e Grupo de Pesquisas: Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (GEPEPF/UFRN) desde 2021, e Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES-UFAL) desde 2022. É associado a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH), e ao Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas (CPFreire), onde atua como Conselheiro Fiscal. Representante Suplente da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), desde 2023. E-mail: ricardosantosal@gmail.com.

Sara Jane Lino de Cerqueira, Universidade Estadual de Alagoas

Doutoranda em Geograifa pela Universidade Federal de Sergipe. Mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1999) e em Educação do Campo (2011) pela UFAL e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1993). É concursada da Secretaria Municipal de Educação de Maceió- SEMED, onde desenvolve atividade de assessoria técnica pedagógica no Conselho Estadual de Educação de Alagoas através de Convênio entre a SEE e a SEMED. Foi professora das disciplinas do Programa Especial de Graduação de Professores - PGP da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, bem como atuou como professora substituta em cursos de licenciatura no Campus III da UNEAL em P. dos Índios. Atuou no curso de Especialização em Educação do Campo da UFAL lecionando a disciplina Bases Legais e Políticas de Educação do Campo. Coordenou o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO na UNEAL Campus I - Arapiraca (2011 a 2015) em convênio com o MEC/SECADI. Foi Conselheira na Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Alagoas desde o final de 2012 até novembro de 2016. Atualmente é Professora Assistente da Uneal, atuando no Campus III. Atuou como Pró-reitora de Desenvolvimento Humano da Uneal entre setembro de 2015 a outubro de 2016. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Campesinos - NUPEEJAIC no Campus III da Uneal, onde implantou o Projeto de Extensão Terceira Idade na Universidade em 2018 e já estando na 3ª Edição em 2020. Também coordena a Pós-graduação em Educação do Campo e Sustentabilidade no Campus III em parceria com a AAGRA. Foi pesquisadora do PIBIC no Projeto Análise das expectativas, contribuições, desafios e possibilidades dos idosos no Projeto Terceira Idade na Universidade: uma pesquisa social e identitária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e EJAI, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, práticas educacionais, inclusão e diversidade na educação, educação de jovens e adultos, legislação e políticas públicas educacionais. Atua como Conselheira do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Palmeira dos Índios. É Editora Chefe da Revista Digital Interseção: identidades e gerações.

Jhonatan David Santos das Neves, Universidade Estadual de Alagoas

Doutor Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Possui graduação em Serviço Social, Pegagogia e em Ciências Biológicas (Biólogo). Foi Assistente de Pesquisa em Projetos Financiados por Instituições de Fomento à Pesquisa. Realizou estudos relacionadas aos seguintes temas: Meio Ambiente, Etnoconservação dos Recursos Biológicos, Plantas Medicinais e Análise Sensorial de Fitoterápicos, Controle Alternativo e Indução de Resistência. Foi professor do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (CLIND/UNEAL), e professor-colaborador do curso de Ciências Biológicas (UNEAL, Campus I), Professor e Coordenador Geral do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO/UNEAL (2011-2017). Professor-formador do Programa Escola da Terra (CEDU/UFAL). Gestor de programas e convênios e no planejamento de políticas públicas voltadas para a educação, saúde e economia social. Atuou como Coordenador dos cursos da área de saúde (Biomedicina / Enfermagem / Nutrição / Serviço Social) e professor de Metodologia Científica / Educação em Saúde / Gestão em Saúde / Bioética na UNIRB - Faculdade Regional do Brasil. Atuou como Governança e Transparência da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Desenvolve trabalho na área de Gerontologia do Projeto Terceira Idade na Universidade da UNEAL. Assistente Social da Prefeitura Municipal de Arapiraca. Coordenador do Núcleo de Apoio Psicossocial da UNEAL. Tem pós-graduações nas áreas: Assistência Social e Saúde Pública; Saúde do Idoso e Gerontologia; Educação de Jovens e Adultos. Tem realizado consultorias nas áreas de: Governança Pública, Gestão de Programas, Projetos e Pesquisas.

Publicado

2024-11-02

Como Citar

Almeida, R. S. de, Cerqueira, S. J. L. de, Martins, G. M. C., & Neves, J. D. S. das. (2024). Para início de conversa. Revista Interseção, 6(1), 1–5. https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.605