Reflexões para a construção do campo epistemológico da Gerontologia Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v1i1.217

Palavras-chave:

Educação, Terceira Idade, Epistemologia, Universidade Aberta para a Terceira Idade

Resumo

RESUMO

 

Este texto objetiva refletir sobre a relevância e a necessidade da construção do campo epistemológico da Gerontologia Educacional, baseado na concepção da educação permanente e dos espaços educacionais organizados nas universidades para propiciar educação para a terceira idade, tendo em vista uma mudança de paradigma sobre a velhice, fundamentada no envelhecimento e na velhice saudável e ativa. Trata-se de uma revisão bibliográfica, por meio de livros e artigos científicos que abordam a temática, evidenciada como relevante na atualidade frente ao crescente contingente de idosos na sociedade brasileira.

 

Palavras-chave: Educação. Terceira Idade. Epistemologia. Universidade Aberta para a Terceira Idade.

 

 

ABSTRACT

 

This text aims to reflect on the relevance and the need to build the epistemological field of Educaional Gerontology, based on the concept of permanen education and educational spaces organized in universities to provide education for the elderly, with a view to changing the paradigm  about old age, based on aging and healthy and active old age. Ait is a bibliographic review, through books and scientific articles that address the theme, evidenced as relevant today in view of the growing contingent of elderly people in Brazilian society.

 

Keywords: Education. Third Age. Epistemology. Open University for the Elderly.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga e Gerontóloga. Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira idade na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Educação na UEPG. Coordenadora do Mestrado em Educação Inclusiva na UEPG. Coordenadora do Curso de pós Graduação Lato sensu em Gerontologia. Pesquisadora Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

Oliveira, R. de C. da S. (2020). Reflexões para a construção do campo epistemológico da Gerontologia Educacional. Revista Interseção, 1(1), 62–73. https://doi.org/10.48178/intersecao.v1i1.217

Edição

Seção

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Educação e Envelhecimento