Reflexões para a construção do campo epistemológico da Gerontologia Educacional
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v1i1.217Schlagworte:
Educação, Terceira Idade, Epistemologia, Universidade Aberta para a Terceira IdadeAbstract
RESUMO
Este texto objetiva refletir sobre a relevância e a necessidade da construção do campo epistemológico da Gerontologia Educacional, baseado na concepção da educação permanente e dos espaços educacionais organizados nas universidades para propiciar educação para a terceira idade, tendo em vista uma mudança de paradigma sobre a velhice, fundamentada no envelhecimento e na velhice saudável e ativa. Trata-se de uma revisão bibliográfica, por meio de livros e artigos científicos que abordam a temática, evidenciada como relevante na atualidade frente ao crescente contingente de idosos na sociedade brasileira.
Palavras-chave: Educação. Terceira Idade. Epistemologia. Universidade Aberta para a Terceira Idade.
ABSTRACT
This text aims to reflect on the relevance and the need to build the epistemological field of Educaional Gerontology, based on the concept of permanen education and educational spaces organized in universities to provide education for the elderly, with a view to changing the paradigm about old age, based on aging and healthy and active old age. Ait is a bibliographic review, through books and scientific articles that address the theme, evidenced as relevant today in view of the growing contingent of elderly people in Brazilian society.
Keywords: Education. Third Age. Epistemology. Open University for the Elderly.
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