Implantação de políticas públicas na Educação do campo no município de Belém/AL: o olhar de docentes e gestores
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.270Resumo
RESUMO
A Educação do Campo é uma das modalidades da educação escolar brasileira que é desenvolvida no meio rural e que tem como principal objetivo trabalhar a partir do contexto histórico, social e cultural da população do campo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a visão de professores e gestores acerca da presença das políticas públicas para a Educação do Campo no município de Belém-AL, destacando as contribuições dessas políticas públicas para a educação no meio rural desse município. Esta pesquisa foi realizada no período de maio a junho do ano de 2020. Este trabalho está caracterizado como pesquisa de campo de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionários enviados às professoras e diretoras a partir de um aplicativo de mensagem. Os dados foram analisados por meio do método qualitativo. Participaram da pesquisa 17 (dezessete) profissionais que atuam em escolas do campo da rede pública municipal de Belém-AL. Estudos em Ribeiro (2011), Fernandes (2019) e D’Agostini (2012) fundamentaram a pesquisa. Após os estudos e análise dos dados foi possível identificar que os maiores desafios para a permanência de políticas públicas na Educação do/no Campo apontados pela pesquisa são: falta de formação continuada, reconhecimento de programas como políticas públicas e a adoção por parte do município de programas do governo federal.
Palavras-chave: Escola Campesina. Programas Federais. Educação
ABSTRACT
Rural Education is one of the modalities of Brazilian school education that is developed in rural areas and whose main objective is to work from the historical, social and cultural context of the rural population. This research aimed to analyze the view of teachers and managers about the presence of public policies for Rural Education in the city of Belém-AL, highlighting the contributions of these public policies to education in the rural area of that city. This research was carried out from May to June of the year 2020. This work is characterized as a qualitative field research. The data were collected through the application of questionnaires sent to teachers and principals from a message application. The data were analyzed using the qualitative method. 17 (seventeen) professionals who work in schools in the field of municipal public schools in Belém-AL participated in the research. Studies in Ribeiro (2011), Fernandes (2019) and D’Agostini (2012) supported the research. After studies and data analysis, it was possible to identify that the biggest challenges for the permanence of public policies in Education in / in the Countryside pointed out by the research are: lack of continuing education, recognition of programs as public policies and the adoption by the municipality of federal government programs.
Keywords: Campesina School. Teachers. Federal Programs.
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