Educação Física para o desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.515Resumo
RESUMO: Nesta pesquisa, visamos demonstra a relevância de introduzir a psicomotricidade nas aulas de educação física, de uma forma clara e objetiva, e como o professor de educação física nos primeiros anos escolares para o desenvolvimento da criança articulando-se como modo de capacitar-se sem haver uma separação da mente/corpo, mas sim fazer com que trabalhem juntas. A partir disso, foram abordados temas pertinentes ao assunto do tema proposto. Este estudo utilizou-se de uma metodologia de cunho qualitativo juntamente com uma revisão bibliográfica de pesquisa, com caráter exploratório, com o intuito de unir conhecimentos para identificar os benefícios da psicomotricidade na promoção do desenvolvimento cognitivo infantil através da educação física. Através de opiniões e contribuições de diversos autores sobre a psicomotricidade nas aulas de educação física. Com o propósito de reconhecemos, a importância imprescindível do psicomotor no acréscimo do desenvolvimento infantil. Durante a pesquisa foram encontrados nos bancos de dados: 278 Google acadêmico, 32 Google, 30 na biblioteca eletrônica scientific eletronic library online (SciELO), 0 library e 20 capes. Foram selecionados apenas artigos entre os anos 2011 e 2022. Porém, houve artigos que se repetiam entre os bancos de dados. Durante a primeira análise um total de 28 títulos auxiliou inicialmente na pesquisa. Este trabalho foi realizado por meio de leitura exploratória de materiais bibliográficos, baseada na análise de revistas, artigos, livros e sites que abordam a importância da psicomotricidade como ferramenta na Educação Física. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: Educação Física, ensino infantil, psicomotricidade e desenvolvimento. A base da pesquisa tem o estudo de Jean Piaget e Lev Vygotsky para tentar entender como ocorre o processo de desenvolvimento motor infantil. Foi possível identificar que por meio da Educação Física, é possível obter um melhor desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo do aluno durante a infância, permitindo seu desenvolver de forma integral, tornando-se essencial para captar as diversas aprendizagens escolares e sua socialização. Conclui-se neste estudo que o processo de desenvolvimento psicomotor é marcado com mudanças nas habilidades e padrões de movimentos que ocorrem ao longo da sua vida, e como é importante o professor estar sempre buscando se atualizar na sua área de ensino, para não ser apenas um reprodutor de conhecimentos mecânicos, mas sim trabalhar como um suporte, para que os discentes sejam capazes de criar teorias, aperfeiçoar as que já existem, e resolverem novos problemas, sempre se reinventando, ampliando o seu mundo da imaginação.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Aprendizagem. Desenvolver.
ABSTRACT: In this research, we aim to demonstrate the relevance of introducing psychomotricity in physical education classes, in a clear and objective way, and as the physical education teacher in the first school years for the development of the child articulating as a way to empower themselves without a separation of mind / body, but to make them work together. From this, themes pertinent to the subject of the proposed theme were addressed. This study used a qualitative methodology along with a bibliographic research review, with an exploratory character, in order to unite knowledge to identify the benefits of psychomotricity in the promotion of children's cognitive development through physical education. Through opinions and contributions of several authors on psychomotricity in physical education classes. With the purpose of recognizing, the essential importance of the psychomotor in the increase of child development. During the search were found in the databases: 278 Google scholar, 32 Google, 30 in the electronic library scientific electronic library online (SciELO), 0 library and 20 capes. Only articles between 2011 and 2022 were selected. However, there were articles that repeated themselves between databases. During the first analysis, a total of 28 titles initially assisted in the research. This work was carried out through exploratory reading of bibliographic materials, based on the analysis of magazines, articles, books and websites that address the importance of psychomotricity as a tool in Physical Education. To carry out the research, the following keywords were used: Physical Education, early childhood education, psychomotricity and development. The basis of the research has the study of Jean Piaget and Lev Vygotsky to try to understand how the process of child motor development occurs. It was possible to identify that through Physical Education, it is possible to obtain a better cognitive, motor and affective development of the student during childhood, allowing its development in an integral way, becoming essential to capture the various school learning and its socialization. It is concluded in this study that the process of psychomotor development is marked with changes in the skills and patterns of movements that occur throughout his life, and how important it is for the teacher to always be seeking to update himself in his area of teaching, not only to be a reproducer of mechanical knowledge, but to work as a support, so that students are able to create theories, improve those that already exist, and solve new problems, always reinventing themselves enlarging your world of imagination.
Keywords: Psychomotricity. Apprenticeship. Develop.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Carolina Santos Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.