Desafios à construção coletiva do referencial curricular: aprendizagens significativas e contextualizadas para além da BNCC

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DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.394

Resumo

RESUMO

O presente artigo é parte integrante do meu TCC do Curso de Especialização em Educação do Campo e Sustentabilidade ofertado pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, que trata da construção coletiva do Referencial Curricular: Aprendizagens Significativas e Contextualizadas do/no Campo, aportado na abordagem da pesquisa-ação. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada com cinco professoras dos anos iniciais, que trabalham com turmas multisseriadas nas escolas do campo, situadas na zona rural do município de Passo de Camaragibe em Alagoas. O objetivo da pesquisa é discutir o currículo do campo e construir juntamente com os professores um referencial de acordo com suas realidades, valorizando os espaços e tempos de aprendizagem. Acredita-se que o referencial curricular é importante para orientar os docentes na elaboração do plano de aula, buscando reafirmar algumas possibilidades de contextualização, por entre as tensões e contradições que a BNCC representa para a Educação do Campo e para a Educação, de maneira mais ampla. O referencial pedagógico usado no trabalho está embasado em Caldart (2012), Freire (1967) e Libâneo (2001). Assim, aplicou-se aos resultados da pesquisa os comprovantes de que as professoras objetos da pesquisa estão engajadas na absorção do documento, bem como a publicização do citado Referencial para comunidade escolar.

Palavras-chave: Educação do Campo. Turmas Multisseriadas. Organização Curricular.

  

ABSTRACT

This article is an integral part of my TCC of the Specialization Course in Field Education and Sustainability offered by the State University of Alagoas - UNEAL, which deals with the collective construction of the Curricular Reference: Meaningful and Contextualized Learning from/in the Field, based on the research approach. action. The research is qualitative in nature and was carried out with five teachers from the early years, who work with multigrade classes in field schools, located in the rural area of the municipality of Passo de Camaragibe in Alagoas. The objective of the research is to discuss the curriculum of the field and to build, together with the teachers, a reference according to their realities, valuing the spaces and times of learning. It is believed that the curricular framework is important to guide teachers in the elaboration of the lesson plan, seeking to reaffirm some possibilities of contextualization, amidst the tensions and contradictions that the BNCC represents for Field Education and for Education, in a more wide. The pedagogical framework used in the work is based on Caldart (2012), Freire (1967) and Libâneo (2001). Thus, the evidence that the teachers object of the research are engaged in the absorption of the document was applied to the research results, as well as the publicization of the aforementioned Reference for the school community.

Keywords: Field Education. Multiseriate Classes. Curricular Organization.

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Biografia do Autor

Marilene Maria de Lima Lima, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em Educação do Campo e Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Brazil. Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Paraguay. E-mail: marilenemariadelima2018@gmail.com

Sara Jane Cerqueira Bezerra, Universidade Estadual de Alagoas

Mestra em Educação do Campo, UFRB. Docente e orientadora da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

José Raildo Vicente Ferreira, Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação

Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coorientador. Coordena a Educação do Campo na Supervisão de Diversidades no Núcleo das Diversidades e Modalidades Especializadas da Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Faz parte do colegiado do FEPEC, membro do Fórum Nacional representando o FEPEC dentre outros.

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

Lima, M. M. de L., Bezerra, S. J. C., & Ferreira, J. R. V. (2022). Desafios à construção coletiva do referencial curricular: aprendizagens significativas e contextualizadas para além da BNCC. Revista Interseção, 3(1), 49–69. https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.394

Edição

Seção

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada