Desafios à construção coletiva do referencial curricular: aprendizagens significativas e contextualizadas para além da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.394Resumo
RESUMO
O presente artigo é parte integrante do meu TCC do Curso de Especialização em Educação do Campo e Sustentabilidade ofertado pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, que trata da construção coletiva do Referencial Curricular: Aprendizagens Significativas e Contextualizadas do/no Campo, aportado na abordagem da pesquisa-ação. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada com cinco professoras dos anos iniciais, que trabalham com turmas multisseriadas nas escolas do campo, situadas na zona rural do município de Passo de Camaragibe em Alagoas. O objetivo da pesquisa é discutir o currículo do campo e construir juntamente com os professores um referencial de acordo com suas realidades, valorizando os espaços e tempos de aprendizagem. Acredita-se que o referencial curricular é importante para orientar os docentes na elaboração do plano de aula, buscando reafirmar algumas possibilidades de contextualização, por entre as tensões e contradições que a BNCC representa para a Educação do Campo e para a Educação, de maneira mais ampla. O referencial pedagógico usado no trabalho está embasado em Caldart (2012), Freire (1967) e Libâneo (2001). Assim, aplicou-se aos resultados da pesquisa os comprovantes de que as professoras objetos da pesquisa estão engajadas na absorção do documento, bem como a publicização do citado Referencial para comunidade escolar.
Palavras-chave: Educação do Campo. Turmas Multisseriadas. Organização Curricular.
ABSTRACT
This article is an integral part of my TCC of the Specialization Course in Field Education and Sustainability offered by the State University of Alagoas - UNEAL, which deals with the collective construction of the Curricular Reference: Meaningful and Contextualized Learning from/in the Field, based on the research approach. action. The research is qualitative in nature and was carried out with five teachers from the early years, who work with multigrade classes in field schools, located in the rural area of the municipality of Passo de Camaragibe in Alagoas. The objective of the research is to discuss the curriculum of the field and to build, together with the teachers, a reference according to their realities, valuing the spaces and times of learning. It is believed that the curricular framework is important to guide teachers in the elaboration of the lesson plan, seeking to reaffirm some possibilities of contextualization, amidst the tensions and contradictions that the BNCC represents for Field Education and for Education, in a more wide. The pedagogical framework used in the work is based on Caldart (2012), Freire (1967) and Libâneo (2001). Thus, the evidence that the teachers object of the research are engaged in the absorption of the document was applied to the research results, as well as the publicization of the aforementioned Reference for the school community.
Keywords: Field Education. Multiseriate Classes. Curricular Organization.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marilene Maria de Lima Lima, Sara Jane Cerqueira Bezerra, José Raildo Vicente Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.