Práticas educativas de tecnologias sociais em uma escola do campo no município de Arapiraca/AL
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.277Resumo
RESUMO
Este artigo trata em descrever as tecnologias sociais presentes em uma escola do campo, localizada no povoado Gruta D’água, zona rural de Arapiraca. Vale ressaltar que a referida escola possui reconhecimento e diversos prêmios pelo seu destaque com o uso de tecnologias sociais, contextualizadas à realidade local, como princípio educativo. O objetivo da pesquisa consiste em analisar o modo como as tecnologias sociais são desenvolvidas e gerenciadas como propostas educativas na Educação do Campo. Desse modo, justifica-se a pesquisa pela necessidade de evidenciar as práticas com as tecnologias sociais, realizadas com o trabalho coletivo entre alunos e professores integrada aos conteúdos curriculares, promovem a interdisciplinaridade, com base em alternativas sustentáveis para a escola e comunidade local. A metodologia é de caráter qualitativo do tipo bibliográfico e web gráfico, na qual, segundo André (2012), o processo de investigação em espaços escolares ou sala de aula, se fará por meio da observação direta das situações de ensino-aprendizagem e das ações dos participantes. Utilizamos fontes com base em buscas digitais em sites pertinentes às informações sobre as referidas práticas. As bases teóricas estão fundamentadas em Freire (1986, 1987), Thomas (2009), e Moreira (2006). Os resultados mostraram que as tecnologias sociais promovem processos educativos e fortalecem a cultura, sustentabilidade local, como também afirmam identidades campesinas.
Palavras-chave: Tecnologias sociais. Interdisciplinaridade. Educação do Campo.
ABSTRACT
This article is about describing the social technologies present in a rural school located in the village of Gruta D’água, a rural area in Arapiraca. It is worth mentioning that this school has recognition and several awards for its prominence with the use of social technologies, contextualized to the local reality, as an educational principle. The objective of the research is to analyze how social technologies are developed and managed as educational proposals in Rural Education. Thus, the research is justified by the need to reflect on how social technologies, carried out with collective work between students and teachers integrated with the curricular content, promote interdisciplinarity, based on sustainable alternatives for the school and the local community. The methodology is of a qualitative nature such as bibliographic type and web graphics, since we use sources based on digital searches. The theoretical bases are grounded in Freire (1986; 1987), Thomas (2009), and Moreira (2006). The results showed that social technologies promote educational processes and strengthen culture, local sustainability, as well as affirming peasant identities.
Keywords: Social technologies. Interdisciplinarity. Rural Education.
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