Letramento e alfabetização em turmas multisseriadas no agreste de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.395Abstract
RESUMO
Este artigo objetiva analisar o letramento presente em salas de aula s do ensino fundamental em duas escolas do campo no agreste de Alagoas. Foi observado o modo como a leitura e a escrita se apresentam no processo de alfabetização nas turmas multisseriadas. A pesquisa é de natureza qualitativa a partir dos pressupostos teóricos de Vieira e Zouain (2005) que retratam esse tipo de pesquisa pela descrição detalhada dos fenômenos e dos elementos que a envolvem. Os registros foram realizados durante os anos de 2021 e 2022, onde analisou-se o contexto local e os materiais oferecidos pelas escolas aos alunos. A pesquisa tem como base teórica Corrêa (2005), Moura e Santos (2012), Lopes (2015), Soares (2020) e Kleiman (1995). Os resultados apontam que as escolas do campo, por muitas vezes ainda são vistas como instituições que devem utilizar os modelos de seriação urbana para organizarem seus métodos pedagógicos, esquecendo as particularidades que as turmas do campo trazem como forma de resistência.
Palavras-chave: Alfabetização, Educação do Campo, Multisseriação.
ABSTRACT
This article aims to analyze how literacy is present in the classrooms of elementary school students from rural schools in the agreste region of Alagoas. It was observed how reading and writing are presented in the literacy process in multigrade classes. The research is qualitative in nature from Vieira and Zouain (2005) who portray this type of research by the detailed description of the phenomena and elements that involve it, records were carried out during the years 2021 and 2022, analyzing the local reality and the materials offered by schools to students. The research is theoretically based on the texts presented by Corrêa (2005), Moura and Santos (2012), Lopes (2015), Soares (2020) e Kleiman (1995). The results show that rural schools are often still seen as an institution that must use urban series models to organize their pedagogical methods, forgetting the particularities that rural classes bring as a form of resistance.
Keywords: Literacy, Countryside Education, Multiseriation.
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