Letramento e alfabetização em turmas multisseriadas no agreste de Alagoas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.395

Abstract

RESUMO

Este artigo objetiva analisar o letramento presente em salas de aula s do ensino fundamental em duas escolas do campo no agreste de Alagoas. Foi observado o modo como a leitura e a escrita se apresentam no processo de alfabetização nas turmas multisseriadas. A pesquisa é de natureza qualitativa a partir dos pressupostos teóricos de Vieira e Zouain (2005) que retratam esse tipo de pesquisa pela descrição detalhada dos fenômenos e dos elementos que a envolvem. Os registros foram realizados durante os anos de 2021 e 2022, onde analisou-se o contexto local e os materiais oferecidos pelas escolas aos alunos.  A pesquisa tem como base teórica Corrêa (2005), Moura e Santos (2012), Lopes (2015), Soares (2020) e Kleiman (1995). Os resultados apontam que as escolas do campo, por muitas vezes ainda são vistas como instituições que devem utilizar os modelos de seriação urbana para organizarem seus métodos pedagógicos, esquecendo as particularidades que as turmas do campo trazem como forma de resistência.

Palavras-chave: Alfabetização, Educação do Campo, Multisseriação.

 

ABSTRACT

This article aims to analyze how literacy is present in the classrooms of elementary school students from rural schools in the agreste region of Alagoas. It was observed how reading and writing are presented in the literacy process in multigrade classes. The research is qualitative in nature from Vieira and Zouain (2005) who portray this type of research by the detailed description of the phenomena and elements that involve it, records were carried out during the years 2021 and 2022, analyzing the local reality and the materials offered by schools to students. The research is theoretically based on the texts presented by Corrêa (2005), Moura and Santos (2012), Lopes (2015), Soares (2020) e Kleiman (1995). The results show that rural schools are often still seen as an institution that must use urban series models to organize their pedagogical methods, forgetting the particularities that rural classes bring as a form of resistance.

Keywords: Literacy, Countryside Education, Multiseriation.

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Biografie autore

Débora Gabrielle Rosa da Silva Pereira, Universidade Estadual de Alagoas

Estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC intitulado "Letramentos em textos escritos de alunos do ensino fundamental de escolas do Campo no Agreste de Alagoas". Bolsista egressa do Programa de Iniciação Científica - PIBIC, com o projeto intitulado "Práticas de Letramento: processos de leitura e escrita em turmas multisseriadas nas escolas do campo no Agreste de Alagoas" (2021). Bolsista egressa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBID (2018 - 2020). Atua principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, idosos, educação no campo e formação docente. 

Sanadia Gama dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Auxiliar da Universidade Estadual de Alagoas. É graduada em Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT), tem Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe- PPGL/UFS (2015). Doutora em Letras - PLE/UEM- Universidade Estadual de Maringá (2020). Tem experiência na área de Letras, área da Linguística Aplicada. Atualmente vem realizando pesquisas na perspectiva dos Novos Estudos do Letramento, com interesse de atuação nas práticas letradas de populações camponesas e interlocuções com as práticas de ensino nas escolas do campo. Coordena o Curso de Pós-graduação em Educação do Campo e Sustentabilidade da Uneal. É membro do grupo de pesquisa Letramento, Etnografia, Interação, Aprendizagem e Multilinguismo (LEIAM). Atua também nos seguintes temas: educação, gênero e sexualidades, leitura e produção textual, educação do campo, letramento, Ensino de Língua Portuguesa, curricularrização da extensão. Assume a função de Chefe de Extensão e Relações comunitárias (PROEXT/UNEAL) e articula os núcleos de extensão.

Pubblicato

2022-12-09

Come citare

Pereira, D. G. R. da S., & Santos, S. G. dos. (2022). Letramento e alfabetização em turmas multisseriadas no agreste de Alagoas. Revista Interseção, 3(1), 16–28. https://doi.org/10.48178/intersecao.v3i1.395

Fascicolo

Sezione

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Educação e Envelhecimento