A importância da RECASA na Educação do campo: formação continuada e Educação contextualizada
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.275Abstract
RESUMO
Este trabalho apresenta reflexões sobre a importância da Educação do campo e apresenta marcos históricos das conquistas e lutas dos movimentos e organizações sociais dos povos do campo pela garantia do direito de ter acesso à educação do e no campo. A pesquisa tem como objetivo analisar a importância e as contribuições da Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido – RECASA para a formação continuada em educação contextualizada. A partir de uma análise do caderno 3 intitulado “Da contextualização à prática educativa: experiências da RECASA em municípios alagoanos” elaborado em 2014 pelo Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário (MPDC) em conjunto com a rede. A metodologia utilizada para a realização deste estudo tem como norte a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. As fundamentações teóricas seguem as análises e contribuições de pesquisadores renomados que discorrem sobre a temática abordada como Caldart (2012), Arroyo e Fernandes (1999) e Freire (2009). Os resultados alcançados possibilitaram compreender os principais fundamentos e práticas pedagógicas para que se possa promover a aprendizagem contextualizada visando desenvolver propostas de Educação do Campo que tem como objetivo a transformação radical do modelo social econômico vigente por meio da construção de novas relações sociais e de produção entre o indivíduo e o campo com vistas à emancipação humana.
Palavras-chave: Educação do/no campo. Aprendizagem contextualizada. Emancipação humana.
ABSTRACT
This paper presents reflections on the importance of education field and features landmarks of the achievements and struggles of social movements and organizations of the field people to guarantee their right to have access to education and in the field. The research aims to analyze the importance and the contributions of the Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido – RECASA for the continuous formation in contextualized education. Based on an analysis of section 3 entitled “From contextualization to educational practice: experiences of RECASA in municipalities in Alagoas” prepared in 2014 by the Community Pro-Development Movement (MPDC) in conjunction with the network. The methodology used to carry out this study is based on qualitative bibliographic research. The theoretical foundations follow the analyzes and contributions of renowned researchers who discuss the theme addressed as Caldart (2012), Arroyo and Fernandes (1999) and Freire (2009). The results achieved made it possible to understand the main pedagogical foundations and practices so that contextualized learning can be promoted with a view to developing proposals for Rural Education that aims to radically transform the current social and economic model through the construction of new social and production relations between the individual and the countryside with a view to human emancipation.
Keywords: Education of/in the field. Contextualized education. Continuing education.
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