Teorizando o STEAM: como integrar projetos interdisciplinares no currículo STEAM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.464

Abstract

RESUMO

Este artigo aborda a integração de projetos interdisciplinares no currículo STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) como uma abordagem pedagógica promissora para o desenvolvimento de habilidades essenciais no século XXI. Através de uma revisão bibliográfica sistemática e análise de estudos de caso, foram explorados os princípios de design, estratégias de identificação de conexões entre disciplinas, impacto no engajamento e motivação dos estudantes, além do papel do professor como facilitador e orientador nesse contexto. Também foram discutidos o uso de tecnologia e recursos digitais, a exploração das conexões entre as disciplinas STEAM e a importância da colaboração entre professores e disciplinas. As principais descobertas indicam que a abordagem interdisciplinar no currículo STEAM promove o desenvolvimento de competências fundamentais, como criatividade, pensamento crítico e colaboração. Estudos de caso de escolas e instituições mostram que projetos interdisciplinares bem planejados e estruturados têm impacto positivo no engajamento e motivação dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Projetos Interdisciplinares. Currículo STEAM. Educação. Habilidades do Século XXI. Aprendizagem Significativa.

 

ABSTRACT

This article addresses the integration of interdisciplinary projects into the STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics) curriculum as a promising pedagogical approach for the development of essential skills in the 21st century. Through a systematic literature review and analysis of case studies, the design principles, strategies for identifying connections between disciplines, impact on student engagement and motivation, and the role of the teacher as a facilitator and guide in this context were explored. Additionally, the use of technology and digital resources, the exploration of connections between STEAM disciplines, and the importance of collaboration among teachers and disciplines were discussed. The main findings indicate that the interdisciplinary approach in the STEAM curriculum promotes the development of key competencies such as creativity, critical thinking, and collaboration. Case studies from schools and institutions demonstrate that well-planned and structured interdisciplinary projects have a positive impact on student engagement and motivation, fostering meaningful learning.

Keywords: Interdisciplinary Projects. STEAM Curriculum. Education. 21st Century Skills. Meaningful Learning.

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Author Biography

Rodger Roberto Alves de Sousa, GEBE OPORTUNIDADES

Mestrando em MGCTI (Pausado) - UCB. Possui Licenciatura em Educação Física pela UniFaveni (2023). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfamérica (2016). Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (2011). Possui especializações em Docência e Gestão na Educação Básica; Gestão Pública e Logística Empresarial e MBA em Administração Pública pela FacuMinas (2023). Docência do Ensino Superior pela Faculdade Alfamérica (2016). MBA em Gestão de Pessoas (2014); Psicopedagogia Clínica e Empresarial (2013) pela Universidade Católica de Brasília. Possui formação técnica em Segurança do Trabalho (2015) pela ETEBRAS. É Fundador do Grupo Social de Empregos - GEBE, desde 2011. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia; tutoria; docência, avaliação de trabalhos científicos; tutoria ead.

Published

2024-11-02

How to Cite

Sousa, R. R. A. de. (2024). Teorizando o STEAM: como integrar projetos interdisciplinares no currículo STEAM. Revista Interseção, 6(1), 315–341. https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.464

Issue

Section

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada