Formação de Professores: um estudo sobre a formação inicial e continuada em Estatística para docentes do Ensino Fundamental e Médio

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.471

Abstract

RESUMO

Este artigo abordou a temática da educação estatística na formação de professores, com foco na formação inicial e continuada em estatística para docentes do ensino fundamental e médio. Foram apresentados diversos tópicos relevantes, tais como o papel da educação estatística na formação cidadã dos estudantes, práticas pedagógicas na educação estatística, competências estatísticas necessárias para a formação de professores de matemática, a importância da formação continuada em educação estatística, avaliação em educação estatística, obstáculos e desafios na formação de professores em estatística, integração da educação estatística em currículos de matemática, a influência de crenças e atitudes de professores em relação à estatística na prática pedagógica, e o uso de tecnologias educacionais na formação em estatística para professores. Por fim, foi analisada a relação entre a formação de professores em estatística e a promoção da equidade educacional, destacando a educação estatística como fator de inclusão social. As principais conclusões apontam para a necessidade de investimentos em formação inicial e continuada em estatística para professores, bem como a importância de práticas pedagógicas inovadoras e integradas com tecnologias educacionais. Além disso, destaca-se a importância de se promover a reflexão e mudança de crenças e atitudes em relação à estatística, bem como a necessidade de avaliações efetivas para mensurar o desenvolvimento de competências estatísticas em estudantes e professores. Por fim, enfatiza-se a relevância da educação estatística como ferramenta para promoção da equidade educacional e inclusão social.

Palavras-chave: Educação estatística. Formação de professores. Práticas pedagógicas. Tecnologias educacionais. Inclusão social.

 

ABSTRACT

This article addressed the issue of statistics education in teacher training, focusing on initial and continuing training in statistics for elementary and high school teachers. Several relevant topics were presented, such as the role of statistics education in the citizenship education of students, pedagogical practices in statistics education, statistical skills necessary for the training of mathematics teachers, the importance of continuing education in statistics education, assessment in statistics education, obstacles and challenges in teacher training in statistics, integration of statistics education into mathematics curricula, the influence of teachers' beliefs and attitudes towards statistics in pedagogical practice, and the use of educational technologies in statistics training for teachers. Finally, the relationship between teacher training in statistics and the promotion of educational equity was analyzed, highlighting statistical education as a factor of social inclusion. The main conclusions point to the need for investments in initial and continuing training in statistics for teachers, as well as the importance of innovative pedagogical practices integrated with educational technologies. In addition, the importance of promoting reflection and changing beliefs and attitudes in relation to statistics is highlighted, as well as the need for effective assessments to measure the development of statistical skills in students and teachers. Finally, the relevance of statistical education as a tool for promoting educational equity and social inclusion is emphasized.

Keywords: Statistical education. Teacher training. Pedagogical practices. Educational technologies. Social inclusion.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Rodger Roberto Alves de Sousa, GEBE OPORTUNIDADES

Mestrando em MGCTI (Pausado) - UCB. Possui Licenciatura em Educação Física pela UniFaveni (2023). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfamérica (2016). Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (2011). Possui especializações em Docência e Gestão na Educação Básica; Gestão Pública e Logística Empresarial e MBA em Administração Pública pela FacuMinas (2023). Docência do Ensino Superior pela Faculdade Alfamérica (2016). MBA em Gestão de Pessoas (2014); Psicopedagogia Clínica e Empresarial (2013) pela Universidade Católica de Brasília. Possui formação técnica em Segurança do Trabalho (2015) pela ETEBRAS. É Fundador do Grupo Social de Empregos - GEBE, desde 2011. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia; tutoria; docência, avaliação de trabalhos científicos; tutoria ead.

Veröffentlicht

2024-11-02

Zitationsvorschlag

Sousa, R. R. A. de, Afonso, L. R., & Borges, F. dos S. (2024). Formação de Professores: um estudo sobre a formação inicial e continuada em Estatística para docentes do Ensino Fundamental e Médio. Revista Interseção, 6(1), 297–314. https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.471

Ausgabe

Rubrik

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada