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v. 3 n. 2 (2024): FLUXOS EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO NORDESTE BRASILEIRO: conquistas, desafios e (re)invenções
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No Nordeste brasileiro, segunda região com concentração em povos indígenas do país (IBGE, 2022), inúmeras têm sido as experiências construídas com a Educação Escolar Indígena. Algumas dessas experiências têm sido pioneiras, como projetos de revitalização linguística e propostas curriculares, que têm influenciado grupos indígenas de outras regiões do país. Neste sentido, a proposta acena para a construção de um balanço acerca da Política de Educação Escolar Indígena no Nordeste brasileiro, em resposta às tentativas de homogeneização das políticas neoliberais. O dossiê acolherá propostas que apresentem pesquisas em Educação Escolar Indígena, perpassadas por experiências de formação inicial e continuada de professores(as) indígenas, políticas de retomada e revitalização linguística nas escolas, produções curriculares e de materiais didáticos e outras formas de fazer e encantar a escola. Serão acolhidas experiências de formação das licenciaturas indígenas, do programa Saberes Indígenas, dentre outras experiências.

Publicado: 2025-04-24

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