O Ensino Médio e a identidade Pataxó na comunidade Indígena Coroa Vermelha
O Ensino Médio e a identidade Pataxó na comunidade Indígena Coroa Vermelha
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.594Palavras-chave:
Educação Indígena Pataxó, Identidade e resistência.Resumo
O presente artigo tem como objeto de pesquisa o processo de implantação do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, como se deu a reivindicação do Colégio pelo povo Pataxó Coroa Vermelha e como vem sendo sua primeira década de existência. Teve como método de pesquisa Análise Documental, que tem como método analisar documentos para levantamento de informações, dados, registros de forma indireta, na perspectiva de compreender as relações interpessoais e pessoas dos envolvidos. Após analises das informações foi possível concluir que, o Colégio precisou superar algumas diversidades que são colocadas às Escola Indígenas, no entanto conclui-se também que o Colégio na atualidade é um espaço de construção coletiva pela comunidade Pataxó Coroa Vermelha, na perspectiva de somar as diversas estratégias utilizadas pelos Pataxó de fortalecimento, pertencimento e manutenção na alteridade de ser Pataxó.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 VERÔNICA SILVA SANTOS, Francisco Vanderlei Ferreira da Costa; Shirley Ribeiro de Souza Amaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.