O Ensino Médio e a identidade Pataxó na comunidade Indígena Coroa Vermelha

O Ensino Médio e a identidade Pataxó na comunidade Indígena Coroa Vermelha

Autores

  • VERÔNICA SILVA SANTOS COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA COROA VERMELHA
  • Francisco Vanderlei Ferreira da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no Campus de Porto Seguro
  • Shirley Ribeiro de Souza Amaro

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.594

Palavras-chave:

Educação Indígena Pataxó, Identidade e resistência.

Resumo

 

O presente artigo tem como objeto de pesquisa o processo de implantação do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, como se deu a reivindicação do Colégio pelo povo Pataxó Coroa Vermelha e como vem sendo sua primeira década de existência. Teve como método de pesquisa Análise Documental, que tem como método analisar documentos para levantamento de informações, dados, registros de forma indireta, na perspectiva de compreender as relações interpessoais e pessoas dos envolvidos. Após analises das informações foi possível concluir que, o Colégio precisou superar algumas diversidades que são colocadas às Escola Indígenas, no entanto conclui-se também que o Colégio na atualidade é um espaço de construção coletiva pela comunidade Pataxó Coroa Vermelha, na perspectiva de somar as diversas estratégias utilizadas pelos Pataxó de fortalecimento, pertencimento e manutenção na alteridade de ser Pataxó.

Biografia do Autor

Francisco Vanderlei Ferreira da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no Campus de Porto Seguro

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Linguística (2005) e Graduação em Letras (2000), ambos pela Universidade de Brasília. Concluiu o pós-doutoramento com estudo sobre educação Intercultural na UNIRIO. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no Campus de Porto Seguro. Coordena a Ação Saberes Indígenas na Escola. É líder do grupo de pesquisa GETII - Grupo de Estudo em Temática Indígena e Interculturalidade e participa da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica AIIIIPe. Atua com pesquisa, ensino e extensão nas temáticas de Política Linguística (revitalização/retomada e ensino de língua indígena no contexto do Nordeste Indígena), Educação Intercultural/decolonial (educação escolar indígena, sala multisseriada de escola indígena, educação profissional e tecnológica em comunidades tradicionais) e Produção de Material Didático para escolas indígenas.

Downloads

Publicado

2025-04-24

Como Citar

SILVA SANTOS, V., Vanderlei Ferreira da Costa, F. ., & Ribeiro de Souza Amaro, S. (2025). O Ensino Médio e a identidade Pataxó na comunidade Indígena Coroa Vermelha: O Ensino Médio e a identidade Pataxó na comunidade Indígena Coroa Vermelha. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(2), 5–16. https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.594