Identidade matemática cultural: matemática no cotidiano do Povo Jiripancó
matemática no cotidiano do Povo Jiripancó
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.574Palavras-chave:
Identidade cultural, Etnomatemática, Povo Jiripancó, CLIND/UNEALResumo
A presente pesquisa resultou na elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática integrante do Programa de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas - CLIND/AL desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. O propósito deste trabalho foi conhecer alguns aspectos da cultura do povo indígena Jiripancó a partir do contexto matemático com foco na identificação da matemática em seu cotidiano através da utilização do sistema de numeração e contagem para questões como planejamento de colheitas, e até mesmo na organização social, pintura corporal e realização dos rituais. Além disso, a identidade matemática cultural refere-se à maneira como a matemática é percebida, praticada e valorizada em diferentes contextos culturais e, assim, o povo Jiripancó emprega conceitos geométricos na construção de habitações e objetos nos quais a geometria é fundamental e em alguns elementos da organização territorial. A pesquisa tem natureza qualitativa descritiva do tipo participante e traz em seu aporte teórico autores como D'Ambrosio (1986 e 2002), Walsh (2019), Gerdes (1991), Costa (2005), Cosgrove (1998), entre outros. Tratar a matemática como parte da vida do povo Jiripancó, enraizada em sua cultura e tradições, possibilitou fazer essa discussão em forma de pesquisa com o intuito de fortalecer a importância do conhecimento indígena no contexto matemático, seja na comunidade ou na escola, para a permanência dos saberes desse povo. Os resultados demonstraram a relação entre a cultura da comunidade com as teorias e práticas matemáticas que o povo Jiripancó desenvolve e utiliza.
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