Identidade matemática cultural: matemática no cotidiano do Povo Jiripancó

matemática no cotidiano do Povo Jiripancó

Autores

  • Allan dos Santos Universidade Estadual Alagoas (UNEAL/CLIND); Secretaria Municipal Educação Maceió/AL (SEMED); IFAL/UAB/DIREAD https://orcid.org/0000-0002-2166-9390
  • Rôse Elaine da Silva Teixeira Teixeira Acadêmica Universidade Estadual de Alagoas - CLIND/UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.574

Palavras-chave:

Identidade cultural, Etnomatemática, Povo Jiripancó, CLIND/UNEAL

Resumo

A presente pesquisa resultou na elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática integrante do Programa de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas - CLIND/AL desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. O propósito deste trabalho foi conhecer alguns aspectos da cultura do povo indígena Jiripancó a partir do contexto matemático com foco na identificação da matemática em seu cotidiano através da utilização do sistema de numeração e contagem para questões como planejamento de colheitas, e até mesmo na organização social, pintura corporal e realização dos rituais. Além disso, a identidade matemática cultural refere-se à maneira como a matemática é percebida, praticada e valorizada em diferentes contextos culturais e, assim, o povo Jiripancó emprega conceitos geométricos na construção de habitações e objetos nos quais a geometria é fundamental e em alguns elementos da organização territorial. A pesquisa tem natureza qualitativa descritiva do tipo participante e traz em seu aporte teórico autores como D'Ambrosio (1986 e 2002), Walsh (2019), Gerdes (1991), Costa (2005), Cosgrove (1998), entre outros. Tratar a matemática como parte da vida do povo Jiripancó, enraizada em sua cultura e tradições, possibilitou fazer essa discussão em forma de pesquisa com o intuito de fortalecer a importância do conhecimento indígena no contexto matemático, seja na comunidade ou na escola, para a permanência dos saberes desse povo. Os resultados demonstraram a relação entre a cultura da comunidade com as teorias e práticas matemáticas que o povo Jiripancó desenvolve e utiliza.

Biografia do Autor

Allan dos Santos, Universidade Estadual Alagoas (UNEAL/CLIND); Secretaria Municipal Educação Maceió/AL (SEMED); IFAL/UAB/DIREAD

Pos-Doutorado en Liderazgo para la Gestión e Innovación Educativa en una Sociedad Inclusiva pela UAA. Doutor em Ciências da Educação (UAA/2023). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área temática de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008). Especialista nos Cursos de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES/MEC/2021), Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF/2008), Supervisão Escolar (UFRJ/2002) e Formação em Mídias na Educação (UFAL/2013). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), também, pela UNIR. Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia (1998). Ensino Médio formação Curso Magistério (1989) formação professores series iniciais. Como professor tenho atualmente experiência na Educação Básica (Ensino Fundamental, EJAI e Médio) nas disciplinas de Matemática/Física/Estatística/TCC, como Professor do Estado de Alagoas (SEDUC) no Curso Normal Médio (Instituto de Educação) CEPA/13GERE, formação de Professores do Ensino Médio, e Ensino Fundamental na Escola Municipal de Maceió/AL disciplina de Matemática. No Ensino Superior atuei como Professor da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) no Programa PROLIND - Campus III e Programa PROESP e Professor Auxiliar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) no Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, disciplinas de Cálculo Numérico e Álgebra Linear. Atualmente Ensino Superior atuo como Professor e Tutor nos Cursos de Administração Pública, Letras e Biologia a Distância e Pós-Graduação em Gestão Pública e Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal) pela UAB/IFAL/CAPES. Atuação como professor e Tutor modalidade EAD pela DEREAD/IFAL e CED/UAB/CAPES/UNCISAL. Professor supervisor Programa PIBID/UFAL. Avaliador do projeto pelo programa PIBIC - 2020/CHAMADA DE PROJETOS 2020/2021. Avaliadores de Matemática, das obras no âmbito do PNLD 2023 (Objeto 1). Professor do Programa CLIND/UNEAL (Curso de Licenciatura Indígena).

Rôse Elaine da Silva Teixeira Teixeira, Acadêmica Universidade Estadual de Alagoas - CLIND/UNEAL

Graduanda do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática (CLIND/UNEAL).

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Publicado

2025-04-24

Como Citar

dos Santos, A., & Teixeira, R. E. da S. T. (2025). Identidade matemática cultural: matemática no cotidiano do Povo Jiripancó: matemática no cotidiano do Povo Jiripancó. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(2), 17–50. https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.574