Pega no laço, não mais!

Reflexões acerca do discurso sobre as mulheres na Carta de Pero Vaz de Caminha e do Projeto de Lei nº 1.904/2024

Autores

  • Sarah Quimba Pinheiro Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Paulo de Tássio Borges da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.609

Palavras-chave:

História das Mulheres; Currículo; Violência.

Resumo

Esse texto é um aceite ao convite à escrita, feito por Glória Anzaldúa (2000) e outras mulheres. Entendendo que a História das Mulheres (Tilly, 1994) durante muito tempo foi negada, silenciada, precisa estar em pauta nas escolas e em outras instituições sociais, e são as próprias mulheres que estão e irão escrevê-la, por meio de estudos, pesquisas, narrativas, depoimentos etc. Assim, o objetivo deste texto é rasurar os primeiros passos buscando refletir sobre o discurso sobre as mulheres, descrito ou  não na Carta de Pero Vaz de Caminha de 1500 e no Projeto de Lei nº 1.904 de 2024, documentos de contextos históricos diferentes, que lançam o olhar do homem colonizador sobre o corpo da mulher, na tentativa de controlá-lo (Foucault, 2023). Este último, mais uma tentativa de “pegar pelo (no) laço” por meio da legislação. Rasurando possibilidades para a pesquisa histórica e o Ensino de História, numa perspectiva da diferença (Bhabha, 1998), de um currículo como espaço-tempo de fronteira cultural, onde os conflitos e a negociação acontecem (Macedo, 2006).

Biografia do Autor

Paulo de Tássio Borges da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui doutorado em educação pelo Proped/UERJ, mestrado em educação pela UFS e mestrado em linguística e línguas indígenas pelo Museu Nacional da UFRJ. É professor no DED/UFF e no PPGER/UFSB, professor visitante no PPGED/UEA e líder do grupo de pesquisa Kijetxawê: currículo, diferença e formação de professores – CNPq/UFF.

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Publicado

2025-04-24

Como Citar

Quimba Pinheiro, S., & de Tássio Borges da Silva, P. . (2025). Pega no laço, não mais! : Reflexões acerca do discurso sobre as mulheres na Carta de Pero Vaz de Caminha e do Projeto de Lei nº 1.904/2024. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(2), 104–118. https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.609