Formação inicial de professores que atuam no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, Prado/BA
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.593Palavras-chave:
Educação escolar Indígena, Formação de professores, Povo indígena PataxóResumo
O presente artigo objetiva compreender como se deu o processo de formação inicial
dos professores de Corumbauzinho, município de Prado/BA, e quais foram as contribuições
que o curso promoveu para o desempenho educacional com os estudantes indígenas. A
formação de professores indígenas no Brasil foi uma grande conquista das populações
indígenas. Durante muito tempo, os povos indígenas não foram os protagonistas dos seus
processos de escolarização. Atualmente, estes povos estão lecionando nas escolas indígenas
de sua comunidade, com uma pequena parcela de professores não indígenas atuando nessas
unidades escolares. No Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho - CEIC, localizado no
município de Prado/BA, na aldeia Corumbauzinho, a maioria dos professores são indígenas e
uma grande parcela desses professores cursaram ou estão cursando licenciaturas
interculturais. Uma lacuna percebida é a baixa quantidade de professores que estão cursando
áreas que envolvem a matemática e a pedagogia intercultural. O professor não indígena que
atua na unidade escolar tem experiência em trabalhar com estudantes indígenas e é bem aceito
pela comunidade escolar e local. Esta pesquisa fundamenta-se em uma abordagem de natureza
qualitativa, que se utilizou do questionário como instrumento para “coleta” dos dados junto a
alguns professores do CEIC. Dessa forma, percebeu-se que as formações iniciais contribuíram
de forma significativa para que estes educadores melhorassem os seus desempenhos
educacionais com os estudantes indígenas.
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