Educação escolar indígena e jogos

proposta lúdica no interior alagoano

Autores

  • Michelle Roberto Rodrigues Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
  • Samara Cavalcanti da Silva Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.613

Palavras-chave:

Ensino, Educação Indígena, Jogos

Resumo

O presente artigo apresenta resultados da pesquisa voltada ao uso de jogos lúdicos na educação escolar indígena, com foco em uma Escola Estadual Indígena de Alagoas. Nesse sentido, assume como questão: quais fatores que contribuem para que os jogos tradicionais do interior alagoano sejam trabalhados de forma lúdica na Educação Escolar? Para responder ao questionamento, o objetivo propõe analisar como a prática lúdica de jogos na educação escolar indígena do interior alagoano pode promover uma aprendizagem que respeite e valorize os conhecimentos indígenas. Como referencial teórico, abordamos estudos fundamentais como: Militão (2022), Brasil (1996; 2008; 2015), Júnior et al. (2023), entre outros. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa (Gil, 2008; Minayo, 2000), a partir da realização de entrevistas com professores e membros da comunidade, no período de 26 e 29 de agosto de 2024. Os resultados apontam que os jogos tradicionais da comunidade surgem como práticas lúdicas importantes utilizadas em sala de aula pelos professores da Educação Infantil. E, especificamente, observa-se o reconhecimento da prática para o fortalecimento da transmissão das tradições culturais da comunidade.

Biografia do Autor

Michelle Roberto Rodrigues, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Estudante do curso de formação de Licenciatura Intercultural Indígena (CLIND/UNEAL) em Pedagogia. Auxiliar de Sala na Escola Estadual Indígena Tingui Botó.

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Publicado

2025-04-24

Como Citar

Roberto Rodrigues, M. ., & Cavalcanti da Silva, S. (2025). Educação escolar indígena e jogos: proposta lúdica no interior alagoano . Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(2), 130–152. https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.613