Entrelaçando saberes:
cultura indígena e matemática lúdica na aprendizagem do povo Karuazu
DOI:
https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.570Palavras-chave:
Saber matemático, Ensino lúdico, Povo karuazu, CLIND/UNEALResumo
O saber matemático é algo que está em constante transformação, procurando sempre se aprimorar frente ao novo. Assim, seus entendimentos precisam ser lapidados para que o ensino da matemática no contexto da cultura indígena do povo Karuazu, possa alcançar a aprendizagem de mais alunos através de estratégias pedagógicas. Essa investigação resultou na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática integrante do Programa de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas - CLIND/AL desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. A pesquisa traz como objetivo verificar a interligação do saber matemático escolar com a cultura indígena Karuazu na perspectiva do ensino matemático através do lúdico. Assim, a diversidade étnica Karuazu pode ser trabalhada nas aulas de matemática com a prática de atividades lúdicas, abrindo espaços para a formação da identidade destes alunos diante das novas aprendizagens da matemática com ações planejadas e repensadas para que todos possam ser incluídos no processo de aprendizagem. Para o desenvolvimento deste, inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangendo conceitos fundamentais do saber matemático e a relação com o ensino lúdico da matemática direcionados ao povo Karuazu. O aporte teórico tomou como ponto de partida D'Ambrósio (2000) e (2002). O trabalho teve uma abordagem qualitativa do tipo descritiva participante e usou, para alcançar os objetivos, uma pesquisa de campo tendo como instrumento um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que a integração de saberes matemáticos com o ensino lúdico é uma abordagem pedagógica que busca tornar a aprendizagem da matemática mais envolvente e significativa.
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