Entrelaçando saberes:

cultura indígena e matemática lúdica na aprendizagem do povo Karuazu

Autores

  • Allan dos Santos Universidade Estadual Alagoas (UNEAL/CLIND); Secretaria Municipal Educação Maceió/AL (SEMED); IFAL/UAB/DIREAD https://orcid.org/0000-0002-2166-9390
  • Lígia de Melo Lima Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

DOI:

https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.570

Palavras-chave:

Saber matemático, Ensino lúdico, Povo karuazu, CLIND/UNEAL

Resumo

O saber matemático é algo que está em constante transformação, procurando sempre se aprimorar frente ao novo. Assim, seus entendimentos precisam ser lapidados para que o ensino da matemática no contexto da cultura indígena do povo Karuazu, possa alcançar a aprendizagem de mais alunos através de estratégias pedagógicas. Essa investigação resultou na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática integrante do Programa de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas - CLIND/AL desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. A pesquisa traz como objetivo verificar a interligação do saber matemático escolar com a cultura indígena Karuazu na perspectiva do ensino matemático através do lúdico. Assim, a diversidade étnica Karuazu pode ser trabalhada nas aulas de matemática com a prática de atividades lúdicas, abrindo espaços para a formação da identidade destes alunos diante das novas aprendizagens da matemática com ações planejadas e repensadas para que todos possam ser incluídos no processo de aprendizagem. Para o desenvolvimento deste, inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangendo conceitos fundamentais do saber matemático e a relação com o ensino lúdico da matemática direcionados ao povo Karuazu. O aporte teórico tomou como ponto de partida D'Ambrósio (2000) e (2002). O trabalho teve uma abordagem qualitativa do tipo descritiva participante e usou, para alcançar os objetivos, uma pesquisa de campo tendo como instrumento um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que a integração de saberes matemáticos com o ensino lúdico é uma abordagem pedagógica que busca tornar a aprendizagem da matemática mais envolvente e significativa.

Biografia do Autor

Allan dos Santos, Universidade Estadual Alagoas (UNEAL/CLIND); Secretaria Municipal Educação Maceió/AL (SEMED); IFAL/UAB/DIREAD

Professor Doutor em Ciência da Educação. Licenciado em Matemática/Pedagogia (UNIR). Professor Orientador CLIND/UNEAL e Docente do Ensino Fundamental séries finais - SEMED-AL, DIREAD/UAB/IFAL E CLIND/UNEAL. rraav5@yahoo.com.br.

Pos-Doutorado en Liderazgo para la Gestión e Innovación Educativa en una Sociedad Inclusiva pela UAA. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA/2023). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área temática de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008). Especialista nos Cursos de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES/MEC/2021), Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF/2008), Supervisão Escolar (UFRJ2002) e Formação em Mídias na Educação (UFAL/2013). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), também, pela UNIR. Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia (1998). Ensino Médio formação Curso Magistério (1989) formação professores series iniciais. Como professor tenho atualmente experiência na Educação Básica (Ensino Fundamental, EJAI e Médio) nas disciplinas de Matemática/Física/Estatística/TCC, como Professor do Estado de Alagoas (SEDUC) no Curso Normal Médio (Instituto de Educação) CEPA/13GERE, formação de Professores do Ensino Médio, e Ensino Fundamental na Escola Municipal de Maceió/AL disciplina de Matemática. Atuação como professor e Tutor modalidade EAD pela DEREAD/IFAL e CED/UAB/CAPES/UNCISAL. Professor supervisor Programa PIBID/UFAL. Avaliador do projeto pelo programa PIBIC - 2020/CHAMADA DE PROJETOS 2020/2021. Avaliadores de Matemática, das obras no âmbito do PNLD 2023 (Objeto 1). Professor do Programa CLIND/UNEAL (Curso de Licenciatura Indígena). Parecerista ad-hoc, avaliando projetos de pesquisa Edital PIBIC 2024-2025 pela UNEAL. Temas atuantes: Educação, Educação matemática, Formação e identificação docente, Saberes docentes e Ensino da matemática em EAD.

Lígia de Melo Lima, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Graduanda do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática (CLIND/UNEAL) ligia.lima@alunos.uneal.edu.br

Downloads

Publicado

2025-04-24

Como Citar

dos Santos, A., & de Melo Lima, L. (2025). Entrelaçando saberes:: cultura indígena e matemática lúdica na aprendizagem do povo Karuazu. Revista De Estudos Indigenas De Alagoas - Campiô, 3(2), 51–81. https://doi.org/10.48017/rc.v3i2.570