O jogo da velha como alternativa de melhoria no processo de ensino-aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.419Abstract
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar se a construção do conhecimento sobre a teoria dos conjuntos com o uso do Jogo da Velha na EJA contribuiu para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem, na participação e na interação entre os estudantes do 1º período do Ensino Médio da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da rede estadual de ensino do estado de Alagoas. Para atingir esse objetivo foi realizado um estudo bibliográfico que contemplou a caracterização dos os estudantes da EJAI, aspectos epistemológicos da inserção de jogos em sala de aula e as particularidades do Jogo da Velha. A realização do trabalho caracterizou-se como pesquisa-ação, com abordagem qualiquantitativa. A partir dessa análise e da Metodologia da Pesquisa utilizada com questionário de identificação, lista de exercícios e jogo, foi confeccionado um recurso didático denominado Jogo da Velha com Conjuntos que consiste em uma utilização do tradicional Jogo da Velha com algumas alterações, onde nesse novo formato foram abordados os conteúdos da Teoria dos Conjuntos, e após a análise dos dados obtidos como resultado da pesquisa foi possível concluir que o Jogo da Velha com Conjuntos logrou êxito nos objetivos propostos, evidenciando a melhoria no aprendizado com a inserção de jogos.
Palavras-chave: Jogo da Velha, Matemática, Conjuntos.
ABSTRACT: This research aimed to analyze whether the construction of knowledge about the theory of sets with the use of Jogo da Ticla in EJAI contributed to the improvement in the teaching-learning process, in the participation and in the interaction between students of the 1st period of High School Youth, Adult and Elderly Education (EJAI) of the state education network in the state of Alagoas. To achieve this objective, a bibliographical study was carried out that included the characterization of the EJAI students, epistemological aspects of the insertion of games in the classroom and the particularities of the Tic-tac-toe game. The accomplishment of the work was characterized as action-research, with a quali-quantitative approach. Based on this analysis and the Research Methodology used with an identification questionnaire, list of exercises and game, a didactic resource called Tic-Tac-Tac-Toe with Sets was made, which consists of using the traditional T-Tic-tac-Toe Game with some changes, where in this new format The contents of the Theory of Sets were approached, and after analyzing the data obtained as a result of the research, it was possible to conclude that the Tic-Tac-Toe Game with Sets was successful in the proposed objectives, showing the improvement in learning with the insertion of games.
Keywords: Tic-tac-toe, Mathematics, Sets.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maxuel Leandro Santos, Maria Aparecida Cruz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.