Response of coriander irrigated with saline water
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v12i1.192Palavras-chave:
Coriandrum sativum L., manejo de água, salinidade.Resumo
O coentro é uma das hortaliças folhosas mais produzidas por pequenos produtores na região de Arapiraca, e estes fazem uso de água proveniente de pequenas fontes que possuem qualidade inferior. Dessa forma, objetivou-se avaliar o desempenho do coentro irrigado com diferentes lâminas de água. O experimento foi conduzido em ambiente protegido (estufa) na área experimental da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca. O delineamento escolhido para a condução do experimento foi o Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC), com 5 lâminas de água com condutividade de 3,10 dSm-1 (L1=50, L2= 75, L3= 100, L4=125 e L5= 150%), considerando a Evapotranspiração da Cultura (ETc), com 4 repetições, totalizando 20 parcelas experimentais. Foram utilizadas sementes de coentro cultivar Verdão. As variáveis analisadas foram altura da haste (AH) aos 10, 20 e 30 dias após a germinação, número de hastes (NH), massa seca aérea (MSA), massa seca da raiz (MSR) e massa seca total (MST). Todos os dados foram tabulados e submetidos à análise de variância. Conclui-se que a água com CEágua igual a 3,10 dSm-1 não influenciou no desenvolvimento do coentro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Thaíse Santos FRANÇA, Kelvya Mikaelle Vieira da PAZ, Amanda Ferreira de SOUZA, Lúcia Jacinto da Silva SANTOS SANTOS, Márcio Aurélio Lins dos SANTOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.