Sobre a Revista
Sobre a Revista e áreas de atuação (About the Journal and areas of expertise)
A Revista Ambientale surgiu no sentido de criar um espaço de publicação de trabalhos sobre as diversas questões das Ciências Ambientais,Biotecnologia, Biológicas, das Ciências Agrárias, Entomologia, Plantas daninhas, Fitopatologia, dentre outras. Incentivando a divulgação de resultados de pesquisas produzidas no território alagoano, e/ou além dele. A revista possui um caráter interdisciplinar, pois acreditamos que as questões ambientais não podem ser vistas através do “olhar” de Ciências Biológicas, Geografia e ou da Química, mas de uma integração das áreas do conhecimento, onde já existem trabalhos produzidos a partir de vários projetos de pesquisas concluídos e em andamento.
Essas áreas terão uma contribuição importante para a divulgação das pesquisas dentro do contexto de inserção regional que se propõe as temáticas de edição da Revista Ambientale.
As publicações serão quadrimestrais e terão o máximo de artigos resultantes de um cenário rico de investigações a explorar, no cumprimento do papel social que a Universidade Estadual de Alagoas deve ter, quanto de outras instituições da nossa região e de outros rincões deste Brasil, que por certo, contribuirão para o engrandecimento da Publicação e Divulgação de resultados de Pesquisas. Para os artigos aceitos para a publicação, os autores serão comunicados para a colaboração posterior para fazer jus à indexação e registro do DOI dos artigos da Revista Ambientale.
A Revista Ambientale representa um marco da produção científica no Estado de Alagoas e cumpre o seu papel de contribuir com a divulgação do trabalho científico em nossa Terra.
A Revista Ambientale surgiu como um espaço para divulgar ciência, cultura, ensino, pesquisa e extensão, resultado do anseio dos departamentos de biologia, geografia e química e dos núcleos de pesquisa, que desenvolvem atividades acadêmicas merecedoras de publicação da Universidade Estadual de Alagoas.
Foco e Escopo (Convergence and scope)
Divulgar e Promover o desenvolvimento científico e sustentável da região agreste e além dela, publicando resultados oriundos de projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão desenvolvidos no Brasil e no exterior.
Tem como foco tornar-se uma referência acadêmico-científica que contribua para o desenvolvimento regional.
Estimular a divulgação de trabalhos consolidados em áreas correlatas das áreas Biológicas, Agrárias, Saúde pública, Etnobiológica e afins. Fazendo com isso, o estimulo para o debate da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo as ciências, e o ensino com pesquisa e extensão.
Processo de Avaliação pelos Pares (Peer Review Process)
1º Os artigos submetidos à Revista Ambientale são direcionados pelo Editor Chefe (ou gerente da revista), que passa a ser responsável pelo andamento do artigo e deverá verificar o texto em relação à correlação dos assuntos e normas da Revista Ambientale;
2º Nesta fase o artigo poderá ser reprovado ou re-encaminhado aos autores para revisão e re-submissão posterior;
3º Os Artigos que estejam em acordo com as normas e o escopo da Revista serão encaminhados para, no mínimo, dois pareceristas externos. O Editor chefe poderá consultar os membros do Conselho Editorial para que sirvam como pareceristas ou indiquem potencial parecerista para o artigo;
4º A Revista Ambientale adota o sistema duplo cego (double blind peer review) para a avaliação dos trabalhos. Nomes e instituições dos autores e dos revisores são mantidos em sigilo durante todo o processo. Para tanto é responsabilidade do autor remover qualquer identificação no conteúdo do artigo submetido sendo que o artigo poderá ser rejeitado caso a identificação seja possível;
5º Os artigos serão avaliados pelos pareceristas com base em critérios previamente estabelecidos em formulário próprio que será disponibilizado pelo SEER e definido conjuntamente pelo Editor Chefe e restante do Corpo Editorial.
6º No parecer final, o parecerista poderá incluir informações adicionais relativas à avaliação bem como sugestões que considerar pertinentes para a melhoria da publicação, podendo o autor acatar as sugestões ou justificar a não inclusão das mesmas. Isto será avaliado pelo Editor Chefe ou por membro do Conselho Editorial designado pelo Editor Chefe;
7º Os Artigos que forem aceitos para publicação pelos pares serão publicados em número subsequente. Em alguns casos, definidos pelo Editor Chefe, os artigos poderão ser publicados antecipadamente no sistema “on-line first” para posterior inclusão no número que irá compor;
Periodicidade (Publication periodicity)
Os artigos são submetidos em fluxo contínuo e serão publicados quando aceitos em numeros e volumes sequenciais da Revista Ambientale sempre nos meses de:
Janeiro-Abril; Maio-julho e Outubro-Dezembro. (January-April; May-July and October-December)
Se houver necessidades, haverá publicação de eventos em números especiais.
Artigos aceitos serão imediatamente publicados pela revista Ambientale ficando disponível imediatamente ao público.
Política de Acesso Livre (Open Access Policy)
Este é um periódico científico de acesso aberto o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Da mesma forma, não cobra dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação, edição e publicação. Todos os trabalhos publicados na revista são licenciados sob sob a Licença Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores tem a permissão para depositar todas as versões de seus artigos em um repositório institucional.
Licença Creative Commons: |
A Revista Ambientale permite a remixagem, adaptação e criação da obra, para fins não comerciais, e que as novas criações utilizem a mesma licença da obra original, Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional ( CC BY-NC 4.0 ). Está indexada no site do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia - IBCT, no Diretório de Políticas Editoriais de Revistas Científicas Brasilerias - Diadorim. https://diadorim.ibict.br/handle/1/1532 |
Tem avaliação do Qualis da Capes na área de Biotecnologia, Ciências ambientais e Ciências Agrárias - B4 na Avaliação quadrienal 2017-2020.
Tem como fator de impacto: (3,8) - http://www.jifactor.org/journal_view.php?journal_id=4458
Tem como fator de impacto no International Scientific Indexing - ISI:
1.551 (2020-2021) - https://isindexing.com/isi/journaldetails.php?id=14509
e-ISSN 2318-454X (eletrônico)
ISSN 1984-9915 (não está publicando revista impressa)
Web of Science ResearcherID : A-3701-2019
Orcid da Revista Ambientale: https://orcid.org/0000-0003-2611-6995
DOI da Revista Ambientale: 10.48180/ambientale