O direito ao meio ambiente equilibrado na ótica do artigo 225, da Constituição Federal e o dever de sua proteção segundo o entendimento do STF
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v17i1.621Palavras-chave:
Constituição Federal; Direito Difuso; Meio Ambiente.Resumo
Este artigo científico visa realizar uma análise detalhada do Artigo 225 da Constituição Federal, que trata do direito fundamental a um meio ambiente equilibrado. A pesquisa aborda a origem e a evolução desse dispositivo constitucional, sublinhando sua importância como base do direito ambiental no Brasil. O estudo examina as características distintivas do direito ambiental, classificado como de terceira geração, com suas dimensões difusas e transindividuais, e o gênero humano como beneficiário principal. Além disso, investiga as principais decisões do Supremo Tribunal Federal sobre a interpretação e aplicação do Artigo 225. O objetivo é contribuir para uma compreensão mais ampla e atualizada do papel desempenhado por esse artigo na proteção ambiental no cenário contemporâneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Adson Bruno José de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.