Avaliação quantitativa das águas subterrâneas do projeto cinturão verde – município de Arapiraca – AL
Palavras-chave:
Água subterrânea, Arapiraca, Cinturão VerdeResumo
A caracterização quantitativa de água subterrânea é de fundamental importância para nortear práticas de manejo sustentável de uma área agrícola. Partindo desse principio, foi realizado o presente trabalho com o objetivo de avaliar quantitativamente as águas subterrâneas das comunidades integrantes do Projeto Cinturão Verde no município de Arapiraca – AL. Neste trabalho foram utilizados dados referentes a 51 poços tubulares, distribuído em 16 comunidades do Projeto Cinturão Verde, onde foram avaliados os parâmetros de profundidade dos poços, vazão, nível estático e dinâmico. A vazão média dos poços foi de 2.600 L|h. O nível dinâmico teve valor médio de 34,17 m e o nível estático teve pouca variação, mostrando um aqüífero raso e freático, tendo uma recarga boa através da pluviosidade. A comunidade Bálsamo apresentou a melhor disponibilidade hídrica dentre todas as comunidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Audenilda Ferreira da SILVA, Cícero Gomes dos SANTOS, Márcio Aurélio Lins dos SANTOS, José Gomes CHAVES, Ivanildo João da SILVA, Valdevan Rosendo dos SANTOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.