Implicações na Educação de Jovens e Adultos na história do Brasil: Uma revisão da literatura

Autori

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.268

Abstract

RESUMO

O presente texto apresenta o processo histórico e as implicações acerca da execução da educação de jovens e adultos no Brasil.  Se justifica devido a necessidade de compreender a importância da EJA para aqueles que não alcançaram a escolarização na idade apropriada, seja por motivos sociais, econômicos, geográficos ou familiar.  Tem como objetivo fazer um delineamento sobre as complicações e desafios que impediram que jovens e adultos tivessem acesso à educação ao longo da História do Brasil até os dias atuais. Dentre os teóricos que sustentam este trabalho tem-se (MARQUEZ; GODOY 2020); (KELLER; BECKER (2020); (SIQUEIRA, 2019); (TEODORO; SANTOS, 2020) e entre outros. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritiva-exploratório, realizada entre dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, através de trabalhos disponíveis nas bases de dados, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO), além de publicação do Ministério da Educação, publicados em língua portuguesa disponíveis eletronicamente na íntegra, publicados entre os anos de 2011 a 2020. Levando em consideração as pesquisas realizadas através dos critérios de inclusão e exclusão de trabalhos sobre a temática, teve-se como resultado 24 trabalhos, contudo, após a análise dos textos, apenas 13 foram selecionados para a construção do presente texto. De acordo com todos os trabalhos selecionados, pode-se averiguar que a Educação de Jovens e Adultos no Brasil passou por diversos desafios a ter ser garantida como um direito constitucional a todos os brasileiros, porém ainda se encontra com graves problemas que dificultam o acesso e a permanência dos alunos nessa modalidade de ensino. Conclui-se que, ainda que a sociedade tenha conquistado direitos sociais com o advento da Carta Constitucional de 1988, os direcionamentos para a educação, em especial, da EJA são parcos. Ademais, as implicações do não oferecimento de forma autônoma da educação às pessoas, continuam a afetar o protagonismo de cidadãos que poderiam ter uma melhor qualidade de vida.

Palavras-chave: Desafios. História da EJA.

 

ABSTRACT

This text presents the historical process and the implications regarding the implementation of youth and adult education in Brazil. It is justified due to the need to understand the importance of EJA for those who did not reach school at the appropriate age, whether for social, economic, geographic or family reasons. It aims to outline the complications and challenges that prevented young people and adults from having access to education throughout the history of Brazil until the present day. Among the theorists who support this work there are (MARQUEZ; GODOY 2020); (KELLER; BECKER (2020); (SIQUEIRA, 2019); (TEODORO; SANTOS, 2020) and others. The present study is a qualitative research of a descriptive-exploratory character, carried out between December 2020 and February 2021, through works available in the databases, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Google Scholar and Scientific Electronic Library Online (SciELO), in addition to publication by the Ministry of Education, published in Portuguese and available electronically in full, published between the years 2011 to 2020. Taking into account the research carried out through the inclusion and exclusion criteria of works on the theme, it resulted in 24 works, however, after analyzing the texts, only 13 were selected for construction According to all selected works, it can be ascertained that Youth and Adult Education in Brazil underwent several challenges to be guaranteed as a constitutional right to all Brazilians, but it still faces serious problems that hinder students' access and permanence in this type of education. It is concluded that, although society has conquered social rights with the advent of the 1988 Constitutional Charter, the directions for education, in particular, of EJA are scarce. Furthermore, the implications of not providing people with autonomous education continue to affect the role of citizens who could have a better quality of life.

Keywords: Challenges. History of EJA.

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Pubblicato

2021-07-18

Come citare

Santos, J. I. dos, & Feitosa, S. C. (2021). Implicações na Educação de Jovens e Adultos na história do Brasil: Uma revisão da literatura. Revista Interseção, 2(1), 87–99. https://doi.org/10.48178/intersecao.v2i1.268

Fascicolo

Sezione

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Educação e Envelhecimento