Métodos de trabalhar o aluno disléxico da Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Araújo
DOI :
https://doi.org/10.48178/intersecao.v7i1.633Résumé
RESUMO
A dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizada por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. É um funcionamento inadequado do lobo temporal, responsável pela linguagem lida e escrita. Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas tendo como principal função processar os estímulos auditivos, reconhecimento, identificação e nomeação de objetos. Esse estudo será realizado mediante observações da prática pedagógica de professoras na escola João Paulino de Araújo, onde os dados coletados serão confrontados com dados da pesquisa qualitativa bibliográfica, com as respostas do questionário sob a análise do grupo. Para sua elaboração foram pesquisados bibliografias diversas, publicações, site, revistas, etc. Por ser a dislexia um distúrbio de aprendizagem presente nas escolas e pouco conhecido entre os professores, espera-se que esse estudo contribua para auxiliar a prática educativa, colaborando assim, no processo de inclusão deste aluno no ambiente escolar.
Palavras Chave: Dislexia, Aprendizagem, Distúrbio.
ABSTRACT
Dyslexia is a learning disorder characterized by a difficulty in the area of reading, writing and spelling. Dyslexia is usually identified in classrooms during literacy, and it is common to cause an initial learning gap. It is an improper functioning of the temporal lobe, responsible for the language read and written. The temporal lobes are located in the area above the ears having as main function to process auditory stimuli, recognition, identification and naming of objects. This study will be carried out by observing the pedagogical practice of teachers at the João Paulino de Araújo school, where the collected data will be compared with data from the qualitative bibliographic research, with the answers of the questionnaire under the analysis of the group. For its elaboration diverse bibliographies, publications, website, magazines, etc. were searched. As dyslexia is a learning disorder present in schools and little known among teachers, it is expected that this study will contribute to assist educational practice, thus collaborating in the process of including this student in the school environment.
Keywords: Dyslexia, Learning, Disorder.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Johnnata Luiz Silva Lino 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.