Programa Residência Pedagógica (PRP) - Núcleo do Curso de Licenciatura em Química: Relatório Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v7i1.634

Resumo

RESUMO

A observação e a regência no ensino médio descritas neste relato têm como objetivo apresentar a experiência de um graduando em Química, durante as atividades propostas pelo Programa de Residência Pedagógica do IFCE, realizadas em escolas públicas de Iguatu-CE. As características que serão relatadas correspondem a ambientes escolares propícios ao ensino de Química, integrando teoria e prática. A participação ocorreu devido à exigência da residência, desenvolvida entre os anos de 2020 a 2022, nas escolas: EEM Governador Adauto Bezerra, EEF João Paulino de Araújo e IFCE - Campus Iguatu. A experiência proporcionou a vivência da prática docente, com atividades de observação, planejamento, regência e intervenção pedagógica, essenciais para a formação profissional, possibilitando refletir sobre futuras ações como professor da educação básica.

Palavras-chave: Formação de professores; Residência Pedagógica; Ensino de Química; Prática docente; Educação básica.

 

ABSTRACT

This report presents the observation and teaching experience of a Chemistry undergraduate student during the activities proposed by the Pedagogical Residency Program at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE), conducted in public schools in Iguatu, Ceará, Brazil. The pedagogical residency aimed to integrate theoretical knowledge with teaching practice through classroom observation, lesson planning, teaching interventions, and participation in school projects. The activities took place between 2020 and 2022 in three educational institutions: Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Araújo, and IFCE – Iguatu Campus. This experience contributed to the development of pedagogical skills, critical reflection, and professional growth, preparing the student for future teaching roles in basic education.

Keywords: Teacher education; Pedagogical Residency; Chemistry teaching; Teaching practice; Basic education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Lino, J. L. S. (2025). Programa Residência Pedagógica (PRP) - Núcleo do Curso de Licenciatura em Química: Relatório Residência Pedagógica. Revista Interseção, 7(1), 315–324. https://doi.org/10.48178/intersecao.v7i1.634

Edição

Seção

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada