Letramento literário: uma proposta ao protagonismo discente com base no Projeto Pizza Literária na Educação de Jovens de Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.558

Resumo

RESUMO

O artigo obteve o preterido tema com foco na inovação da aprendizagem, na Educação de Jovens e Adultos, que visem motivar o desenvolvimento de novas metodologias, assim como conceder visibilidade a uma modalidade educacional que sofre com a falta de práticas pedagógicas inovadoras. Este projeto surge em uma perspectiva ousada, criativa e moderna de compreender a literatura, assim como torná-la próxima ao cotidiano desses estudantes. A partir disto, este projeto possui com a finalidade de permitir, ao educando da EJA, ser protagonista de sua história e encontrar, na literatura, uma ferramenta de expressão.  A obra literária escolhida para trabalhar, neste projeto, pertence à autora Carolina Maria de Jesus: Quarto de despejo: diário de uma favelada. A pesquisa utilizada foi o método pesquisa-ação, onde a mesma deve ser um processo ativo para todos os participantes do projeto.

Palavras-chave: EJA. Protagonista. Literatura. Quarto de despejo. Aprendizagem.

 

ABSTRACT

The article obtained the neglected theme with a focus on learning innovation, in Youth and Adult Education, which aims to motivate the development of new methodologies, as well as grant visibility to an educational modality that suffers from the lack of innovative pedagogical practices. This project emerges from a bold, creative and modern perspective of understanding literature, as well as making it close to the daily lives of these students. From this, this project aims to allow EJA students to be protagonists of their history and find, in literature, a tool of expression. The literary work chosen to work on, in this project, belongs to the author Carolina Maria de Jesus: Eviction room: diary of a favela resident. The research used was the action research method, where it must be an active process for all project participants.

Keywords: EJA. Protagonist. Literature. Dump Room. Learning. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayná Fontan Duarte Ayres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Licenciatura em Letras/Português e suas respectivas literaturas - Universidade Pitágoras UNOPAR. Especialização em metodologias de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica - Universidade Pitágoras UNOPAR. Docente Substituta de Língua Portuguesa - Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Tutoria de Fonologia de Língua Portuguesa - Universidade Federal de Alagoas (UFAL). (Dezembro de 2021 a Fevereiro de 2022). Revisora ortográfica da revista ENCCULT - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Articuladora do Programa Escola 10 - Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo (2021). Docente substituta de Língua Portuguesa - Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo (2020). Docente substituta de Língua Portuguesa - Escola Municipal Maria Petronila de Gouvêa (2020). Docente substituta de Língua Portuguesa - Escola Municipal Manoel Messias dos Santos (2019). Mediadora de Língua Portuguesa pelo programa Escola 10 - Escola Municipal Doutor Joviniano de Almeida Rodas (2019).

Downloads

Publicado

2024-11-02

Como Citar

Ayres, T. F. D. (2024). Letramento literário: uma proposta ao protagonismo discente com base no Projeto Pizza Literária na Educação de Jovens de Adultos. Revista Interseção, 6(1), 218–230. https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.558

Edição

Seção

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas - Educação e Envelhecimento