Letramento literário: uma proposta ao protagonismo discente com base no Projeto Pizza Literária na Educação de Jovens de Adultos
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.558Resumo
RESUMO
O artigo obteve o preterido tema com foco na inovação da aprendizagem, na Educação de Jovens e Adultos, que visem motivar o desenvolvimento de novas metodologias, assim como conceder visibilidade a uma modalidade educacional que sofre com a falta de práticas pedagógicas inovadoras. Este projeto surge em uma perspectiva ousada, criativa e moderna de compreender a literatura, assim como torná-la próxima ao cotidiano desses estudantes. A partir disto, este projeto possui com a finalidade de permitir, ao educando da EJA, ser protagonista de sua história e encontrar, na literatura, uma ferramenta de expressão. A obra literária escolhida para trabalhar, neste projeto, pertence à autora Carolina Maria de Jesus: Quarto de despejo: diário de uma favelada. A pesquisa utilizada foi o método pesquisa-ação, onde a mesma deve ser um processo ativo para todos os participantes do projeto.
Palavras-chave: EJA. Protagonista. Literatura. Quarto de despejo. Aprendizagem.
ABSTRACT
The article obtained the neglected theme with a focus on learning innovation, in Youth and Adult Education, which aims to motivate the development of new methodologies, as well as grant visibility to an educational modality that suffers from the lack of innovative pedagogical practices. This project emerges from a bold, creative and modern perspective of understanding literature, as well as making it close to the daily lives of these students. From this, this project aims to allow EJA students to be protagonists of their history and find, in literature, a tool of expression. The literary work chosen to work on, in this project, belongs to the author Carolina Maria de Jesus: Eviction room: diary of a favela resident. The research used was the action research method, where it must be an active process for all project participants.
Keywords: EJA. Protagonist. Literature. Dump Room. Learning.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thayná Fontan Duarte Ayres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.