Desconstruindo para construir: a atuação da Linguística aplicada como compreensão no ensino de produção textual com foco na recuperação da aprendizagem de Língua portuguesa entre estudantes do Ensino Médio no pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.422

Resumo

RESUMO: O artigo obteve o preterido tema a fim de envolver os estudantes em virtude de ser desenvolvido na perspectiva de habilidades e competências que contemplem o exame que exige bastante preparação: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Todavia, as aulas também estiveram centradas em um ensino no qual fosse abordado além de técnicas e dicas de escrita, mas um planejamento do discurso e mecanismos de argumentação os quais modificassem a forma de produzir uma redação. Por meio do projeto a ser relatado, pode-se desmistificar sensos e noções errôneas por parte dos próprios estudantes, tais como: “eu não sei argumentar”, “eu não possuo bons argumentos”, “argumentar é difícil”, pois os mesmos terão que construir, bem como efetivar a argumentação no processo de produção textual. O projeto foi realizado, também, com a intenção de reduzir os impactos na aprendizagem, causados pela pandemia do COVID-19. A pesquisa utilizada foi o método pesquisa-ação, onde a mesma deve ser um processo de ensino e aprendizagem para todos os participantes.

Palavras-chave: Estudantes. Argumentar. Produção textual. Pesquisa.

 

ABSTRACT: The article obtained the deprecated theme in order to involve students because it was developed from the perspective of skills and competences that contemplate the exam that requires a lot of preparation: the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). However, the classes were also centered on teaching in which it was addressed in addition to techniques and writing tips, but a discourse planning and argumentation mechanisms which would modify the way of producing an essay. Through the project to be reported, it is possible to demystify erroneous senses and notions on the part of the students themselves, such as: “I don't know how to argue”, “I don't have good arguments”, “arguing is difficult”, because they will have to construct, as well as to carry out the argumentation in the process of textual production. The project was also carried out with the intention of reducing the impacts on learning caused by the COVID-19 pandemic. The research used was the action-research method, where it should be a teaching and learning process for all participants.

Keywords: Students. To argue. Text production. Search.

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Biografia do Autor

Thayná Fontan Duarte Ayres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Licenciatura em Letras/Português e suas respectivas literaturas - Universidade Pitágoras UNOPAR. Especialização em metodologias de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica - Universidade Pitágoras UNOPAR. Docente Substituta de Língua Portuguesa - Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Tutoria de Fonologia de Língua Portuguesa - Universidade Federal de Alagoas (UFAL). (Dezembro de 2021 a Fevereiro de 2022). Revisora ortográfica da revista ENCCULT - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Articuladora do Programa Escola 10 - Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo (2021). Docente substituta de Língua Portuguesa - Escola Municipal Dona Maria de Araújo Lobo (2020). Docente substituta de Língua Portuguesa - Escola Municipal Maria Petronila de Gouvêa (2020). Docente substituta de Língua Portuguesa - Escola Municipal Manoel Messias dos Santos (2019). Mediadora de Língua Portuguesa pelo programa Escola 10 - Escola Municipal Doutor Joviniano de Almeida Rodas (2019).

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Publicado

2023-03-27

Como Citar

Ayres, T. F. D. (2023). Desconstruindo para construir: a atuação da Linguística aplicada como compreensão no ensino de produção textual com foco na recuperação da aprendizagem de Língua portuguesa entre estudantes do Ensino Médio no pós-pandemia. Revista Interseção, 4(1), 100–112. https://doi.org/10.48178/intersecao.v4i1.422

Edição

Seção

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada