Reconhecimento de diplomas do mestrado e doutorado: avaliando a percepção e credibilidade de programas internacionais de educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.478Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a percepção e o reconhecimento de diplomas obtidos em programas internacionais de mestrado e doutorado a distância, tanto por instituições educacionais quanto por empregadores. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, foram identificadas as principais percepções, desafios e propostas de melhoria relacionadas ao reconhecimento de diplomas. Os resultados indicam que tanto as instituições educacionais quanto os empregadores possuem visões variadas sobre o reconhecimento de diplomas de educação a distância. Enquanto alguns reconhecem e valorizam esses diplomas como evidência de habilidades e conhecimentos adquiridos, outros podem ter dúvidas sobre sua validade. Foram identificadas lacunas no processo de reconhecimento, incluindo a falta de critérios de avaliação claros e baseados em consenso. Para aumentar a credibilidade desses programas, é necessário fortalecer a colaboração entre instituições educacionais e empregadores, estabelecer diretrizes claras e promover o reconhecimento das habilidades adquiridas pelos estudantes. Recomendações para instituições educacionais e empregadores incluem desenvolver critérios de avaliação transparentes e considerar habilidades práticas além do reconhecimento de diplomas. Em resumo, é essencial melhorar o reconhecimento e a validação de diplomas para fortalecer a credibilidade de programas internacionais de mestrado e doutorado a distância.
Palavras-chave: Diplomas. Reconhecimento. Mestrado. Doutorado. Educação a Distância.
ABSTRACT: This article aims to assess the perception and recognition of diplomas obtained in international distance learning master's and doctoral programs, both by educational institutions and employers. Through a systematic review of the literature, the main perceptions, challenges, and improvement proposals related to diploma recognition were identified. The results indicate that both educational institutions and employers have varied views on the recognition of distance learning diplomas. While some recognize and value these diplomas as evidence of acquired skills and knowledge, others may have doubts about their validity. Gaps in the recognition process were identified, including the lack of clear and consensus-based evaluation criteria. To enhance the credibility of these programs, it is necessary to strengthen collaboration between educational institutions and employers, establish clear guidelines, and promote the recognition of skills acquired by students. Recommendations for educational institutions and employers include developing transparent evaluation criteria and considering practical skills in addition to diploma recognition. In summary, it is essential to improve the recognition and validation of diplomas to strengthen the credibility of international distance learning master's and doctoral programs.
Keywords: Diplomas. Recognition. Master's. Doctoral. Distance Learning.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodger Roberto Alves de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.