Explorando os fundamentos filosóficos e cosmológicos da iridologia indígena e sua relação com a Educação Indígena
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.473Resumo
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo explorar a iridologia indígena e sua relação com a educação indígena, destacando seu enfoque holístico, a valorização da diversidade e dos saberes tradicionais. Por meio de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, buscando compreender as contribuições da iridologia indígena para a pedagogia indígena e sua integração com as práticas pedagógicas indígenas e o currículo escolar. A iridologia indígena é uma prática ancestral que busca compreender a saúde por meio da análise da íris. Ela se baseia na cosmovisão indígena, que valoriza a espiritualidade, a conexão com a natureza e a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito. A incorporação dessa abordagem na educação indígena promove uma visão holística da saúde e fortalece a identidade cultural dos estudantes indígenas. As experiências e casos de sucesso na implementação da iridologia indígena em programas educacionais indígenas evidenciam seu potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem. No entanto, a sua incorporação na educação formal enfrenta desafios éticos, culturais e políticos, que envolvem a valorização dos saberes tradicionais, o respeito às tradições indígenas e a capacitação adequada dos educadores indígenas.
Palavras-chave: Iridologia Indígena. Educação Indígena. Enfoque Holístico. Diversidade. Saberes Tradicionais.
ABSTRACT: This study aims to explore indigenous iridology and its relationship with indigenous education, highlighting its holistic approach, the valorization of diversity, and traditional knowledge. Through a qualitative approach, a systematic literature review was conducted to understand the contributions of indigenous iridology to indigenous pedagogy and its integration with indigenous pedagogical practices and the school curriculum. Indigenous iridology is an ancestral practice that seeks to understand health through the analysis of the iris. It is based on indigenous cosmology, which values spirituality, connection with nature, and the harmony between body, mind, and spirit. The incorporation of this approach in indigenous education promotes a holistic view of health and strengthens the cultural identity of indigenous students. Experiences and successful cases in the implementation of indigenous iridology in indigenous educational programs highlight its potential as a teaching and learning tool. However, its incorporation into formal education faces ethical, cultural, and political challenges that involve the valorization of traditional knowledge, respect for indigenous traditions, and adequate training for indigenous educators.
Keywords: Indigenous Iridology. Indigenous Education. Holistic Approach. Diversity. Traditional Knowledge.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodger Roberto Alves de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.