Explorando os fundamentos filosóficos e cosmológicos da iridologia indígena e sua relação com a Educação Indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.473

Resumo

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo explorar a iridologia indígena e sua relação com a educação indígena, destacando seu enfoque holístico, a valorização da diversidade e dos saberes tradicionais. Por meio de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, buscando compreender as contribuições da iridologia indígena para a pedagogia indígena e sua integração com as práticas pedagógicas indígenas e o currículo escolar. A iridologia indígena é uma prática ancestral que busca compreender a saúde por meio da análise da íris. Ela se baseia na cosmovisão indígena, que valoriza a espiritualidade, a conexão com a natureza e a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito. A incorporação dessa abordagem na educação indígena promove uma visão holística da saúde e fortalece a identidade cultural dos estudantes indígenas. As experiências e casos de sucesso na implementação da iridologia indígena em programas educacionais indígenas evidenciam seu potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem. No entanto, a sua incorporação na educação formal enfrenta desafios éticos, culturais e políticos, que envolvem a valorização dos saberes tradicionais, o respeito às tradições indígenas e a capacitação adequada dos educadores indígenas.

Palavras-chave: Iridologia Indígena. Educação Indígena. Enfoque Holístico. Diversidade. Saberes Tradicionais.

 

ABSTRACT: This study aims to explore indigenous iridology and its relationship with indigenous education, highlighting its holistic approach, the valorization of diversity, and traditional knowledge. Through a qualitative approach, a systematic literature review was conducted to understand the contributions of indigenous iridology to indigenous pedagogy and its integration with indigenous pedagogical practices and the school curriculum. Indigenous iridology is an ancestral practice that seeks to understand health through the analysis of the iris. It is based on indigenous cosmology, which values spirituality, connection with nature, and the harmony between body, mind, and spirit. The incorporation of this approach in indigenous education promotes a holistic view of health and strengthens the cultural identity of indigenous students. Experiences and successful cases in the implementation of indigenous iridology in indigenous educational programs highlight its potential as a teaching and learning tool. However, its incorporation into formal education faces ethical, cultural, and political challenges that involve the valorization of traditional knowledge, respect for indigenous traditions, and adequate training for indigenous educators.

Keywords: Indigenous Iridology. Indigenous Education. Holistic Approach. Diversity. Traditional Knowledge.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodger Roberto Alves de Sousa, Erich Fromm University, EFU, Estados Unidos

Mestrando em MGCTI (Pausado) - UCB. Possui Licenciatura em Educação Física pela UniFaveni (2023). Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfamérica (2016). Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (2011). Possui especializações em Docência e Gestão na Educação Básica; Gestão Pública e Logística Empresarial e MBA em Administração Pública pela FacuMinas (2023). Docência do Ensino Superior pela Faculdade Alfamérica (2016). MBA em Gestão de Pessoas (2014); Psicopedagogia Clínica e Empresarial (2013) pela Universidade Católica de Brasília. Possui formação técnica em Segurança do Trabalho (2015) pela ETEBRAS. É Fundador do Grupo Social de Empregos - GEBE, desde 2011. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia; tutoria; docência, avaliação de trabalhos científicos; tutoria ead.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Sousa, R. R. A. de. (2023). Explorando os fundamentos filosóficos e cosmológicos da iridologia indígena e sua relação com a Educação Indígena. Revista Interseção, 5(1), 193–208. https://doi.org/10.48178/intersecao.v5i1.473

Edição

Seção

Educação no/do Campo - Educação Contextualizada