Estudo do Desenvolvimento fenológico do Pimentão (Capsicum annuum L.) All-Big em casa de Vegetação
Palavras-chave:
Culinária, Aromas e Sabores, Matéria orgânicaResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento e a produtividade do pimentão (Capicum annuum L.) ALL-BIG, em vasos distribuídos em diferentes repetições, com diferentes sustratos, avaliando a fonologia da planta que pertence à família das Solanaceas, o trabalho foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, campus I em Arapiraca - AL. O pimentão ALL-BIG se caracteriza por possuir frutos de forma quadrada, com coloração verde e vermelha, com um maior nível de desenvolvimento para plantio em cultivo protegido. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com cinco tratamentos e seis repetições, solo normal (T0), solo com esterco bovino (T1), solo com esterco caprino (T2), solo com esterco aviário (T3) e solo com Substrato Bioplant® (T4). A avaliação dos dados coletados foi através do teste de Tukey, a 5% de probabilidade. As sementes da hortaliça foram semeadas em bandeijas de ísopor e após a emergência foram transplantadas para vasos de polietileno. As plantas foram irrigadas com lâmina de 100 ml diários. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se diferenças significativas entre todos os tratamentos avaliados nas variáveis estudadas. Pode-se inferir que os substratos utilizados fornecem matéria orgânica e nutriente, suficiente para o desenvolvimento da variedade desta pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Aleyres Bispo CHAGAS, Tamara Taís dos SANTOS, Joice Kessia Barbosa dos SANTOS, Eliane dos SANTOS, Ligia Sampaio REIS, Rubens Pessoa de BARROS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.