Desenvolvimento de duas variedades de hortaliças da família Solanaceae em solo com diferentes tipos de substratos
Palavras-chave:
Olericultura, Cultivo orgânico, ProdutividadeResumo
O objetivo deste trabalho foi acompanhar o desenvolvimento das plantas de pimenta Cayene (Capsicum frutensces L.) e do pimentão (Capsicum annuum L.) em vasos com diferentes substratos, avaliando a fenologia das plantas que pertencem à família das solanaceas. No Brasil as pimentas são cultivadas em quase todos os Estados. Sendo utilizadas como aromatizantes, realçadoras do sabor na culinária, como planta medicinal e ou nutricional. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro tratamentos e dez repetições, solo normal(t0), solo com esterco bovino (t1), solo com esterco ovino (t2) e solo com esterco aviário (t3). As sementes das duas variedades foram semeadas em bandejas de isopor e após a emergência foram transplantadas para os vasos de poliestireno. As plântulas foram irrigadas com lâmina de 100 mm diários, sempre que não havia precipitação pluviométrica. Com os resultados obtidos, verificou-se diferença significativa entre os tratamentos das duas espécies, quanto ao desenvolvimento da fenologia das plantas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Lindinalva dos SANTOS, Joice Kessia Barbosa dos SANTOS, Eliane dos SANTOS, Tamara Taís dos SANTOS, Aleyres Bispo CHAGAS, Jhonatan David Santos das NEVES, Rubens Pessoa de BARROS, Ligia Sampaio REIS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.