Levantamento da Entomofauna na cultura da pimenta de cheiro (Capsicum chinense L.) utilizando armadilha de pet colorida.

Autores

  • Maria Jéssica dos Santos CABRAL
  • Andressa Silva SANTOS
  • Lidilany Maria da SILVA
  • Lucas Francisco dos SANTOS
  • Rodrigo Almeida PINHEIRO
  • Rubens Pessoa de BARROS

Palavras-chave:

Hortaliça, Captura, Insetos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a entomofauna no cultivo de pimenta de cheiro (Capsicum chinense L). O Brasil é conhecido como centro secundário de espécies doméstica de Capsicum chinense  L. A pimenta de cheiro é caracterizada por pertencer à família Solanaceae e ao gênero Capsicum, tendo como centro de origem as Américas. O experimento foi realizado de maio a junho de 2018, em um cultivo de Capsicum chinense L. onde cada coleta foi composta por cinco armadilhas de garrafas pet coloridas, com as cores do arco-íris (branca, vermelha, amarela, verde, azul), com intervalos de três em três dias com cinco repetições totalizando vinte amostras correspondentes a todas as coletas, as armadilhas foram dispostas em zigue-zague distantes 3 metros uma da outra. A pesquisa foi realizada no povoado Pau D’arco município de Arapiraca, AL em uma área de 48 m². De modo geral, pode-se observar que as ordens de maior destaque em relação a todas as categorias analisadas foram diptera, coleoptera e hemíptera, já as famílias tiveram maior quantidade em relação à ordem com destaque na família muscidae com 55% de frequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

CABRAL, M. J. dos S., SANTOS, A. S., SILVA, L. M. da, SANTOS, L. F. dos, PINHEIRO, R. A., & BARROS, R. P. de. (2018). Levantamento da Entomofauna na cultura da pimenta de cheiro (Capsicum chinense L.) utilizando armadilha de pet colorida. Revista Ambientale, 10(3), 52–60. Recuperado de https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/58

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>