Erosão Hídrica em Neossolos de Referência no Estado de Alagoas sob Diferentes Taxas de Cobertura Morta
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v17i1.617Palavras-chave:
Escoamento superficial, Característica hidráulicas, Solos de Alagoas.Resumo
A erosão em entressulcos é a fase inicial do processo erosivo, resultante do impacto das gotas de chuva, que promovem a desagregação e transporte das partículas do solo por fluxo laminar, removendo a camada superficial rica em nutrientes essenciais às culturas. Os Neossolos, pouco desenvolvidos e compostos por materiais minerais ou orgânicos pouco espessos, são amplamente distribuídos no semiárido de Alagoas. Dentre suas subclasses, os Neossolos Regolíticos apresentam textura predominantemente arenosa a média, além de cores claras ou esbranquiçadas. Este estudo avalia as condições hidráulicas, a desagregação do solo e a resistência ao escoamento na erosão em entressulcos de Neossolos Regolíticos de referência no Estado Alagoas, considerando a presença de resíduos vegetais. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Solos do Curso de Agronomia da UFAL - Campus Arapiraca, utilizando chuva simulada. As amostras foram coletadas em condições naturais (0-20 cm de profundidade), peneiradas e secas à sombra antes da análise no Laboratório de Física do Solo. O simulador de chuva foi baseado no modelo de Meyer e Harmon (1979) e equipado com bico aspersor Veejet 80-150, gerando energia cinética próxima à das chuvas naturais. Os resultados indicam que a maioria dos tratamentos apresentaram números de Reynolds (Re) de 500 e de Froude (Fr) >1, caracterizando um regime de transição/subcrítico. A adição de palha (0,20 e 0,30 kg m²) influenciou a taxa de desagregação do solo, com amostras coletadas em três localidades de Alagoas, conforme referenciado pela Embrapa (2013).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Caio Silva Fonseca, Ilâine Benício dos Santos, Julio Cesar Silva Cavalcante, Julio César Calixto Costa, André Luiz Pereira Barbosa, Cícero Gomes dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.