AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS ÁGUAS DOS POÇOS TUBULARES DO PROJETO CINTURÃO VERDE – MUNICIPIO DE ARAPIRACA – AL
Palavras-chave:
Green Belt, Irrigation, Water undergroundResumo
Foi avaliada a qualidade físico-química das águas dos poços utilizados na irrigação do Projeto Cinturão Verde de Arapiraca – AL, sendo selecionados 35 poços localizados em nove comunidades da zona rural deste município. As águas dos Poços apresentaram teores de sais elevados oferecendo altos riscos à salinização e sodificação do solo, exceto o cloreto que ficaram abaixo do índice que confere sabor salobro, bem como abaixo dos níveis de toxidade. Com exceção da comunidade de Terra Fria que apresentou restrição de ligeira a moderada, todas as outras teve restrição severa para o uso das águas na irrigação. Desta forma, há a necessidade de introduzir manejos adequados para o uso destas águas, levando-se em conta o tipo de solo, a água e as culturas a serem trabalhadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Ivanildo João da SILVA, Cícero Gomes dos SANTOS, Cícero Carlos de Souza ALMEIDA, Márcio Aurélio Lins dos SANTOS, Audenilda Ferreira da SILVA, Cícero Adriano Vieira dos SANTOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.