Letramento no contexto da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.48178/intersecao.v6i1.564Abstract
RESUMO
O presente trabalho realizou um estudo de caso sobre o letramento como prática social de leitura e escrita no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Taquarana/Alagoas. A leitura e a escrita são prática sócias de suma relevância na vida do ser humano, nessa perspectiva, é fundamental que elas sejam apresentadas nas escolas de forma acessível e que considere a realidade sociocultural, política e econômica dos alunos. A presente pesquisa tem como foco central de investigação analisar as práticas de letramento no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Para este propósito, os dados foram coletados a partir de observações participantes nas aulas de Língua Portuguesa. A presente pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos dos Novos Estudos do Letramento como práticas sociais, Street (1984 e 2014), Soares (2003 e 2005), Kleiman (1995) e Rojo (2009) e também nos Documentos de Resolução, LDB 5692/71 e 9394/96.Desse modo, foi possível concluir que as práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, valorizaram o contexto sociocultural, podendo promover resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem, além de fomentar e motivar os alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Palavras-chave: Ensino. Leitura. Escrita.
ABSTRACT
The present work carried out a case study on literacy as a social practice of reading and writing in the context of Youth and Adult Education (EJA), in the municipality of Taquarana/Alagoas. Reading and writing are social practices of paramount importance in the life of a human being, from this perspective, it is essential that they are presented in schools in an accessible vã and that consider the sociocultural, political and economic reality of students. The present research has as its central investigation focus to analyze literacy practices in the context of Youth and Adult Education. For this purpose, data were collected from participant observations in Portuguese language classes. The present research is anchored in the theoretical assumptions of the New Literacy Studies as social practices, Street (1984 and 2014), Soares (2003 and 2005), Kleiman (1995) and Rojo (2009) and also in the Resolution Documents, Law, LDB 5692/71 and 9394/96. Thus, it was possible to conclude that the social practices that involve reading and writing, valued the sociocultural context, being able to promote positive results in the teaching-learning process. learning, in addition to encouraging and motivating Youth and Adult Education students.
Keywords: Teaching. Reading. Writing.
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